Qual é a diferença entre ecossistema é biosfera?

Perguntado por: aferreira . Última atualização: 20 de julho de 2023
4.5 / 5 13 votos

Ecossistema é o conjunto formado por todos os seres vivos de uma área (comunidade) assim como por todos os componentes abióticos com os quais eles interagem. Biosfera corresponde a todos os ecossistemas do planeta.

A biosfera pode ser definida como o conjunto de todos os ecossistemas da Terra, ou seja, diz respeito às regiões habitadas do nosso planeta. Geralmente o termo biosfera relaciona-se com os seres vivos que aqui vivem, entretanto, o termo pode ser ampliado e usado para falar dos ambientes.

Um conjunto de ecossistemas constitui um bioma, e o conjunto de todos os biomas da terra constitui a biosfera da terra.

Um ecossistema é uma comunidade formada pela interação de organismos vivos e seus ambientes físicos, desde os minerais do solo até formações topográficas e padrões climáticos. Já o bioma é a maior unidade geográfica, caracterizada por um tipo de vegetação dominante.

Esse termo foi introduzido na comunidade científica pelo geólogo austríaco Eduard Suess, no ano de 1875, para representar a camada onde há vida, sendo então a biosfera o conjunto de todos os ecossistemas do planeta, ou seja, a camada da Terra que contém organismos vivos.

Ecossistema significa o sistema onde se vive. É o conjunto de características físicas, químicas e biológicas que influenciam a existência de uma espécie animal ou vegetal.

Atmosfera: é a camada gasosa; Biosfera: é a camada habitada pelos seres vivos que integra os ambientes terrestre, aéreo e aquático.

A biosfera é o agrupamento de todos os elementos naturais que favorecem e dão condições para a manutenção da vida no planeta. A “esfera da vida” ou biosfera é constituída por três elementos naturais de extrema importância para a vida na Terra, nesse caso estão a hidrosfera, atmosfera e litosfera.

Características. A biosfera é constituída por elementos que estão presentes na atmosfera, litosfera e hidrosfera, como água, ar, luz, solo e alimentos. A biosfera terrestre é o elemento principal que torna possível o surgimento e manutenção da vida na Terra.

A biosfera tem na sua composição a biota, aglomerado de seres vivos que habitam um determinado ambiente e período. A biota pode ser referenciada como todo o conjunto de organismos. Assim como a biota, os ecossistemas fazem parte da biosfera. Os componentes de um ecossistema podem ser biótico ou abiótico.

Refere-se à camada da Terra habitada pelos seres vivos e onde os mesmos interagem. Os ecossistemas também podem ser mais simples. Por exemplo, uma poça de água é um ecossistema, pois nela existem diversos microrganismos vivos que interagem entre si e com fatores do ambiente.

Os principais tipos de ecossistemas terrestres são as florestas, desertos, pradarias e savanas.

Os principais ecossistemas brasileiros são: Amazônia, Caatinga, Cerrado, Mata Atlântica, Mata dos Cocais, Pantanal, Mata de Araucárias, Mangue e Pampas. O ecossistema refere-se ao conjunto formado por comunidades bióticas e fatores abióticos que interagem em uma determinada região.

Biosfera: é o conjunto de todos os ecossistemas da Terra onde existe vida. Existem vários níveis hierárquicos de organização entre os seres vivos, começando pelos átomos e terminando nos biomas. Cada um desses níveis é motivo de estudo para os biólogos. Átomos: uma parte muito pequena da matéria.

Biosfera significa esfera da vida. São as condições ambientais em que se processa a vida animal e vegetal da Terra. É a camada do globo terrestre habitada pelos seres vivos. Contém o solo, o ar, a água, a luz, o calor e os alimentos, que fornecem condições necessárias para o desenvolvimento da vida.

A Biosfera pode ser estratificada por três regiões: Litosfera: camada superficial sólida da Terra; Hidrosfera: representa o ambiente líquido; Atmosfera: camada gasosa que circula a Terra e que envolve as outras duas regiões.