Quais são as principais características da preservação ambiental?

Perguntado por: ijaques . Última atualização: 20 de julho de 2023
4.7 / 5 13 votos

Redução do uso de matérias-primas, uso de energias renováveis, redução do crescimento populacional, combate à fome, mudanças nos padrões de consumo, equidade social, respeito à biodiversidade e inclusão de políticas ambientais no processo de tomada de decisões econômicas são alguns de seus princípios.

A Área de Proteção Ambiental (APA) é definida como uma extensa área natural, com um certo nível de ocupação humana, que garante a proteção e conservação de atributos bióticos, abióticos, estéticos ou culturais importantes para a qualidade de vida da população.

A conservação ambiental é uma das correntes ideológicas mais discutidas na esfera científica. Ela pode ser caracterizada como um conjunto de ações que buscam o uso racional e sustentável dos recursos naturais, de maneira a obter alta qualidade de vida humana causando o menor impacto possível ao meio ambiente.

O movimento preservacionista é aquele no qual os ambientalistas defendem a ideia que preservar é mais importante que conservar. Em outras palavras, eles prezam pela conservação constante das áreas, mantendo-as intocáveis, sem a intervenção (atuação) do homem.

Preservar o meio ambiente é fundamental, afinal, é nele onde estão os recursos naturais necessários para a nossa sobrevivência, como água, alimentos e matérias-primas. Sem esses recursos, todas as formas de vida do planeta poderão acabar.

A preservação do meio ambiente refere-se ao conjunto de práticas que visam proteger a natureza das ações que provocam danos ao meio ambiente, como a poluição, a degradação das florestas, a extinção de animais e o aquecimento global.

Preservação ambiental significa proteger integralmente uma área natural de interferências externas, incluindo a humana. O objetivo é promover o equilíbrio do ecossistema para que ele se mantenha em harmonia e intocado.

Os principais impactos ambientais no Brasil são a degradação do solo causado pela mineração, à poluição dos rios devido ao descarte incorreto do esgoto doméstico e industrial, a poluição do ar causada pelas empresas, à destruição da flora e fauna, o descarte incorreto de resíduos etc..

O uso consciente e sustentável da natureza, de forma a respeitar a renovação dos recursos, define o que é a conservação ambiental. Esse conceito envolve práticas de utilização de solo e água de forma a garantir o equilíbrio entre a atividade humana e o respeito ao meio ambiente.

A preservação está relacionada com a simples ação de proteger um ecossistema e/ou recurso natural da degradação, sendo assim, não utilizá-lo, mesmo que de modo racional e planejado.

Estas unidades caracterizam-se por apresentarem espécies raras da fauna e flora regional, além de paisagens de grande beleza natural e valor ecológico. São constituídas por terras públicas ou privadas. Seu objetivo principal é fazer a manutenção dos ecossistemas para as futuras gerações locais.

O Ministério do Meio Ambiente é o órgão central da estrutura. Abaixo dele está o IBAMA – Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis. Este é o responsável pela execução das principais políticas e diretrizes a respeito do meio ambiente.

Existem algumas atitudes que podem ajudar nessa preservação, que devemos seguir com grande afinco.

  1. - Não jogue lixo nas ruas. ...
  2. - Não desperdice água. ...
  3. - Separe o lixo. ...
  4. - Evite usar materiais descartáveis. ...
  5. - Denuncie. ...
  6. - Não compre animais silvestres.