Qual é o fungo mais comum isolado de infecções humanas?

Perguntado por: afigueiredo2 . Última atualização: 20 de julho de 2023
4.4 / 5 13 votos

Candida albicans é a espécie mais comum do gênero Candida a causar infecções invasivas humanas. Essas infecções estão associadas a alta morbidade e alta mortalidade nos pacientes acometidos.

Dentre os fungos patogênicos humanos, quatro são os gêneros mais comuns: Candida , Aspergillus , Cryptococcus e Pneumocystis . Os fungos estão por toda parte, no solo, no ar, e não há como evitá-los.

Cryptococcus neoformans
Este fungo é encontrado no mundo todo e é um dos microrganismos que mais causam doenças em pessoas com HIV/Aids. Cerca de 180 mil óbitos por ano são atribuídos a este fungo, segundo a OMS.

Dentre as espécies fúngicas, as mais frequentes são: Candida albicans, C. glabrata e C. tropicalis, sendo a Candida albicans a forma mais predominante em casos de infecção hospitalar segundo o estudo realizado por Neufeld et al.

São infecções provocadas pelo crescimento excessivo de fungos e que podem afetar a pele, o couro cabeludo, as unhas e áreas mais úmidas do corpo.

Os fungos geram infecções muito diferentes das provocadas por bactérias ou vírus. Quando um fungo nos deixa doentes, ele quase sempre é captado do ambiente, em vez de se espalhar por meio de tosses e espirros.

Existem mais ou menos 120 mil espécies de fungos conhecidas, vivendo nos mais variados ambientes. Cerca de 300 espécies apenas podem causar doenças em seres humanos. Quando entramos contato com os fungos, nosso corpo pode ser capaz de eliminar esse microrganismo.

"Os dois tipos de fungos identificados neste estudo foram o Malassezia e Alternaria, que provavelmente invadem o pâncreas a partir do duodeno e promovem progressão do tumor", diz o endocrinologista Antonio Carlos do Nascimento, membro da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (Sbem).

Entre os fungos mais conhecidos estão os cogumelos, o mofo, as trufas e as leveduras.

Os fungos mais temidos do mundo
Candida auris: ataca pessoas internadas ou com o sistema imune comprometido. É resistente a remédios e pode matar em menos de três meses. Aspergillus fumigatus: a aspergilose pode devastar os pulmões. Seu índice de mortalidade em pessoas com HIV ou câncer chega a 85%.