Como é o ciclo de vida de um fungo?

Perguntado por: izanette5 . Última atualização: 20 de julho de 2023
4.6 / 5 18 votos

No ciclo de vida dos fungos geralmente há duas fases que se alternam, distinguindo-se uma fase assexual (envolve apenas mitose) e uma fase sexual (envolve meiose), em ambas há a formação de células especializadas, os esporos.

O fungo filamentoso Aspergillus nidulans apresenta um ciclo de vida com basicamente três fases: vegetativa - germinação do esporo e crescimento Page 2 das hifas que originam a colônia; a conidiogênese - produção de conídios e a ascosporogênese - formação de ascósporos dentro dos cleistotécios (PONTECORVO et al., 1953).

Os fungos reproduzem-se de forma assexuada (brotamento, divisão binária, entre outros) ou sexuada. Os fungos são organismos uni ou multicelulares, heterotróficos e que se reproduzem de forma sexuada ou assexuada, principalmente por meio da produção de esporos.

Vale destacar que existem fungos parasitas, espécies que vivem em simbiose, e fungos saprófitos, que vivem de matéria orgânica retirada de seres mortos. Em ambos os casos, a nutrição é do tipo heterotrófica. Alguns fungos, para produzir a energia de que necessitam, realizam o processo de fermentação.

De acordo com a forma que se alimentam, os fungos podem ser classificados em três diferentes grupos: fungos saprófagos: alimentam-se de organismos em decomposição. fungos parasitas: alimentam-se dos nutrientes dos hospedeiros. fungos predadores: alimentam-se de pequenos animais capturados.

Os fungos podem ser classificados em quatro divisões principais: Chytridiomycota, Zygomycota, Ascomycota, Basidiomycota.

Os fungos são organismos eucariontes, heterotróficos e unicelulares ou pluricelulares. A principal substância de reserva dos fungos é o glicogênio. Em relação à estrutura corporal, as formas mais comuns são as células isoladas e os filamentos multicelulares. A maioria dos fungos se reproduz por meio de esporos.

Os fungos crescem sobre todos os substratos imagináveis e ambientes, desde as rochas, seres vivos, materiais em processo de decomposição, em slides, instrumentos ópticos, papelão, parede, sapatos, roupas, etc.

A reprodução dos fungos pode ocorrer de duas formas: assexuada, que se dá pela fragmentação do micélio ou produção de esporos, ou sexuada, onde há a fusão de hifas de organismos distintos.

Assim como outros seres vivos, eles só podem crescer se tiverem comida, água e oxigênio. Em relação à alimentação, eles não realizam fotossíntese, são seres heterótrofos e precisam procurar seu alimento. Para isso, eles absorvem nutrientes de várias substâncias orgânicas ao seu redor.