Como se pega o fungo?

Perguntado por: ajesus9 . Última atualização: 20 de julho de 2023
4.1 / 5 12 votos

Os fungos se reproduzem ao espalhar esporos microscópicos. Esses esporos estão muitas vezes presentes no ar e no solo, onde podem ser inalados ou entrar em contato com a superfície corporal de uma pessoa, principalmente a pele. Assim, as infecções fúngicas iniciam-se geralmente nos pulmões ou na pele.

O mais comum é que os microrganismos sejam transmitidos por objetos compartilhados ou em ambientes coletivos. Além disso, os fungos encontram nos locais quentes e úmidos as condições ideais para sua proliferação, ao passo que, em áreas geográficas que têm essas características no clima, sua incidência é mais comum.

O calor e a umidade são as condições ideais para o desenvolvimento e a proliferação desses fungos, que crescem, se reproduzem e causam a doença, ou seja, ambientes úmidos, abafados e com pouca ventilação.

Os fungos podem habitar diferentes substratos. A maioria deles pode ser encontrada no solo. Entretanto, podemos encontrá-los em vegetais, água, e até animais. Fungos parasitas podem habitar diversos animais, insetos e plantas.

O tratamento das micoses é sempre prolongado, variando de cerca de 30 a 60 dias. Não o interrompa assim que terminarem os sintomas, pois o fungo nas camadas mais profundas pode resistir.

O Canesten® Solução Spray combate frieira ou pé de atleta e uma série de infecções da pele por fungos, como dermatofitose, micose de virilha ou a assadura infantil causada por fungos. O Canesten® Solução Spray é uma que interrompe o crescimento dos fungos, matando-os e aliviando os sintomas.

As infecções fúngicas são normalmente tratadas com medicamentos antimicóticos, os quais são geralmente aplicados diretamente na área afetada (chamados medicamentos tópicos). Os medicamentos tópicos podem incluir cremes, géis, loções, soluções ou xampus. Medicamentos antimicóticos também podem ser tomados por via oral.

Cryptococcus neoformans
Este fungo é encontrado no mundo todo e é um dos microrganismos que mais causam doenças em pessoas com HIV/Aids. Cerca de 180 mil óbitos por ano são atribuídos a este fungo, segundo a OMS.

Os fungos podem ser classificados em quatro divisões principais: Chytridiomycota, Zygomycota, Ascomycota, Basidiomycota.

Os fungos permanecem viáveis no ambiente, em média, por até um ano.

O fungo sobrevive no solo por períodos superiores a sete anos, principalmente por meio de microescleródios (estrutura de resistência do fungo).

Bicho geográfico, micose e pano branco são alguns exemplos de doenças causadas por fungos. Embora sejam muito incômodas, essas condições podem ser consideradas de baixo risco e possuem tratamento simples. Porém, existem algumas doenças fúngicas graves que podem até mesmo apresentar risco de morte.

“A micose não tratada pode se disseminar em alguns casos e ainda pode ocasionar a ocorrência de infecção bacteriana, devido à intensa coceira que fere a pele e abre uma porta de entrada”, afirma a dermatologista Kaliandra Cainelli.