Qual as principais características dos fungos?

Perguntado por: ifigueiroa . Última atualização: 20 de julho de 2023
4.9 / 5 6 votos

Os fungos são organismos heterotróficos e eucariontes que podem ser unicelulares ou multicelulares. A grande maioria das espécies é filamentosa, sendo esses filamentos denominados de hifas. Alguns fungos são formados por várias hifas densamente unidas, que formam o chamado micélio.

São tanto unicelulares como pluricelulares. Possuem parede celular. São heterotróficos. Se reproduzem assexuadamente através de esporos ou por divisão de uma célula.

A célula fúngica é constituída por uma membrana plasmática e por organelas que se encontram dispersas no citoplasma, além disso, é revestida por uma camada protetora externa denominada parede celular, que além de proteção, é responsável pelo formato e comunicação intercelular.

Mofos: São espécies de fungos filamentosos que se desenvolvem em matéria orgânica. Tem a capacidade de decompor a matéria orgânica. leveduras: são fungos unicelurares, por terem essa característica, crescem e se reproduzem mais rapidamente.

Os fungos são seres macroscópicos ou microscópicos, unicelulares ou pluricelulares, eucariotas (com um núcleo celular), heterótrofos. Na biologia, eles fazem parte do Reino Fungi, dividido em cinco Filos: quitridiomicetos, ascomicetos, basidiomicetos, zigomicetos e os deuteromicetos.

Os fungos são heterotróficos, ou seja, não realizam fotossíntese e não conseguem produzir seu próprio alimento.

Os fungos são organismos heterótrofos, ou seja, não produzem o próprio alimento, dependem da ingestão de matéria orgânica, viva ou morta, para sobreviver. As espécies que se alimentam de matéria orgânica morta possuem um papel importante na decomposição de animais e vegetais e são chamadas de saprófagas.

Nutrição: A nutrição dos fungos é sapróbia. Isso quer dizer que eles absorvem nutrientes na forma de moléculas simples, originadas de digestão extracorpórea onde o fungo libera substâncias digestivas no meio e que podem também ajuda-lo a se fixar sobre superfícies.

Os fungos estão classificados atualmente em cinco grupos principais: quitrídeos, zigomicetos, glomeromicetos, basidiomicetos e ascomicetos, sendo este o mais diversificado.

Estrutura dos Fungos
Esses seres são constituídos por um emaranhado de tubos ramificados e envoltos por uma parede de quitina. O emaranhado é denominado micélio e os tubos que o compõem são chamados de hifas.