O que quer dizer empatia e Impatia?

Perguntado por: onogueira . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.5 / 5 8 votos

A empatia envolve três componentes: afetivo, cognitivo e reguladores de emoções. O componente afetivo baseia-se em compartilhar, e na compreensão de estados emocionais de outros. O componente cognitivo refere-se à capacidade de deliberar sobre os estados mentais de outras pessoas.

Empatia é a capacidade que uma pessoa tem de sentir e se colocar no lugar de outra pessoa, como se estivesse vivendo a mesma situação. A partir da empatia é possivel entender o sentimentos e as emoções do outro.

O substantivo feminino empatia se refere a uma aptidão para se identificar com os outros, se colocando no lugar da outra pessoa, compreendendo seus sentimentos e modo de ser. Significa também a capacidade de compreender uma obra de arte ou outro objeto estética e emocionalmente.

Sensibilidades para sentir: 1 sentimentos, simpatias, sensibilidades, solidariedades, piedades, compaixões, comiserações.

Jesus chorou, pelo menos em parte, por empatia. A empatia é a capacidade de entender e compartilhar os sentimentos dos outros e, por ser um dos atributos de Cristo, é algo que todos devemos nos esforçar para entender melhor, cultivar e expressar.

Empatia Cognitiva: ou seja, a habilidade de entender o ponto de vista da outra pessoa. Empatia Emocional: isto é, a habilidade de sentir o que o outro sente.

No geral, um indivíduo sem empatia é incapaz de sair dos próprios limites psicológicos e entender a realidade dos outros, até mesmo os menosprezando.

Pessoa empática é aquela que possui a habilidade de “calçar os sapatos” de outra pessoa, visando compreender seus sentimentos e perspectivas, e usar essa compreensão para orientar nossas ações. Em um mundo ocupado, complexo e estressante, uma pessoa empática consegue ter sucesso em seus relacionamentos.

– Pessoas empáticas são, excelentes ouvintes, costumam ser dispostos a aprender e estão sempre atentos ao outro, conseguem interpretar pessoas observando suas palavras, sentimentos e comportamentos.

As quatro principais características da empatia são:

  1. Tomada de perspectiva — ou seja, a habilidade de considerar a perspectiva de outras pessoas como verdade;
  2. Não julgar;
  3. Reconhecer as emoções em outras pessoas;
  4. Conseguir passar essa informação, comunicar-se.

Como praticar a empatia?

  1. Pratique a escuta. Para você aprender a identificar e interpretar as emoções alheias, precisa, primeiro, conhecer as pessoas. ...
  2. Preste atenção na linguagem corporal. ...
  3. Tente entender o lado do outro mesmo quando você discorda. ...
  4. Faça perguntas. ...
  5. Se imagine no lugar da pessoa.

Colocar-se no lugar do outro, entender seus sentimentos e pensamentos, especialmente no momento de distanciamento social em que vivemos, ajuda a nos relacionarmos melhor com as pessoas. E o relacionamento interpessoal é essencial para uma liderança bem-sucedida.

Arrogante expressa uma característica negativa de um indivíduo que carece de humildade, que se sente superior aos outros. Ser arrogante significa ser altivo, prepotente, ter a convicção que é expert em vários assuntos e, por isso, não ter interesse em ouvir outras opiniões.

Contrário de identificação e entendimento: 1 estranhamento, afastamento, enjeitamento, indiferença, repúdio, repugnância, repelência, repulsa, repulsão, repulso, repugno, resistência, desprezo.

“A palavra empatia surge do termo grego “empatheia”, ou seja em+patheia (pathos/paixão). No fim das contas, significa a capacidade psicológica de sentir, ou de se colocar, no lugar de outra pessoa caso estivesse na mesma situação vivenciada por ela”, explica o psicólogo do Lubienska, Gustavo Vasconcelos.

3. Jesus amou de modo personalizado. Por fim, a vida de Jesus demonstra que a empatia encontra sua expressão mais completa ao amar as pessoas da maneira que elas precisam ser amadas. Como Néfi ensinou, o Salvador “nada faz que não seja em benefício do mundo; porque ama o mundo” (2 Néfi 26:24).