O que é o senso comum?

Perguntado por: obittencourt . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.5 / 5 4 votos

Senso comum ou conhecimento vulgar é a compreensão do mundo resultante da herança fecunda baseada nas experiências acumuladas por um grupo social.

O senso comum é um tipo de conhecimento popular, adquirido pela observação e pela repetição, que não foi testado metodicamente. O senso comum é adquirido, muitas vezes, por meio das convenções coletivas.

Brasileiro gosta de samba, churrasco e futebol. Esse é outro exemplo do senso comum. A frase, que pode ser dita tanto por brasileiros como por estrangeiros, reflete a ideia generalizada de que todas as pessoas nascidas no Brasil gostam de fazer essas atividades em seus momentos de lazer.

O Senso Comum é a soma dos saberes do cotidiano e é formado a partir de hábitos, crenças, preconceitos e tradições. Na filosofia, o termo é utilizado para explicar as interpretações feitas pelos indivíduos à realidade que os cercam sem estudos prévios ou provas científicas.

O senso comum é um tipo de conhecimento popular, adquirido pela observação e pela repetição e não foi testado metodicamente. O conhecimento cotidiano, não refletido e não testado, que adquirimos por meio da repetição das experiências e da cultura, de geração a geração, é conhecido como senso comum.

Características do senso comum
é subjetivo e reflete sentimentos e opiniões; considera experiências do cotidiano; aprendizado informal; expressa uma avaliação qualitativa.

O senso comum – ou conhecimento empírico – é o conhecimento gerado a partir das experiências de vida, baseado em intuição ou observação da realidade. O conhecimento científico, entretanto, é gerado a partir de observações e experimentos, que passam por um procedimento metodológico rigoroso.

Uma das principais características do senso comum é que todas as pessoas podem produzir esse tipo de conhecimento. Ou seja, não é algo que depende de estudo ou formas metodológicas para concluir sobre determinado assunto. Porém, o que se obtém por meio deste tipo de conhecimento pode, ou não, ser verdadeiro.

Senso comum é o que está muito difundido, enquanto bom senso é o que se oferece como razão meditada.

O senso comum fundamenta diversos preconceitos que possuem suas raízes em questões culturais. Apresenta como justificativa o próprio hábito. O conhecimento filosófico, por sua vez, é um conhecimento lógico, possui um método e se sustenta por uma teoria.