O que é o senso moral e consciência moral?

Perguntado por: ihilario . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.5 / 5 19 votos

O senso e a consciência moral dizem respeito a valores, sentimentos, intenções, decisões e ações referidos ao bem e ao mal e ao desejo de felicidade. Dizem respeito às relações que mantemos com os outros e, portanto, nascem e existem como parte de nossa vida intersubjetiva.

Segundo Chauí, podemos dizer que o Senso Moral é a maneira como avaliamos nossa situação e a dos outros segundo ideias como a de justiça, injustiça, bom e mau. Trata-se dos sentimentos morais.

SENSO MORAL - em termos simples, o Senso Moral está relacionado ao sentimento de amor ao próximo. Exemplo: quando você fica indignado com notícias sobre violência doméstica, você está usando o Senso Moral. CONSCIÊNCIA MORAL - aqui, ocorre o uso do discernimento, da razão.

Ela afirma: “Consciência moral é o sentir no interior do qual a hierarquia de nossos impulsos nos vem à consciência”. (Nachlass/FP 1883, 15 [51], KSA 10.493). A definição se assenta sobre a ideia de que alguma coisa “vem à consciência [Bewusstsein]“ no interior de um “sentir”.

Nesse âmbito, a consciência moral é o pensamento do indivíduo com o que é certo, ou seja, ele não abre mão de seus princípios e daquilo que ele acredita ser o certo a se fazer em determinada situação. Como exemplo, cita-se o ato de não jogar lixo na rua ou furar filas.

Os seres humanos, dotados de um senso moral, são capazes de classificar as boas e as más ações, sentimentos, intenções ou pensamentos. Assim, o senso moral apoiado em princípios éticos (bem/mal, certo/errado) atua como uma régua na medição das ações.

A consciência moral manifesta-se, antes de tudo, na capacidade para deliberar diante de alternativas possíveis, decidindo e escolhendo uma delas antes de lançar-se na ação.

A função social da moral consiste na regulação das relações entre os homens visando manter e garantir uma determinada ordem social, ou seja, regular as ações dos indivíduos nas suas ações mútuas, ou as do indivíduo com a comunidade, visando preservar a sociedade no seu conjunto e a integridade de um grupo social (p.

A moral prevê certo e errado; a ética prevê bem e mal. A moral é uma conduta específica e normativa; valores éticos são princípios, frutos de reflexão sobre ações e normas de conduta. Norma é cultural e temporal; valor é universal e atemporal.

Esse termo é sinônimo de ética, ou seja, o conjunto ordenado de princípios, valores e motivações últimas das práticas humanas, pessoais e sociais.

Resposta: Enquanto o senso moral é o sentimento e a ação imediata em resposta as emoções desencadeadas pelos valores morais, a consciência moral está relacionada com a ponderação sobre quais decisões a pessoa deve tomar, em relação ao comportamento de si próprio e de outras pessoas.

É preciso estar atento para que não destruamos os bons relacionamentos e não percamos a confiança uns nos outros. Que possamos buscar a luz da Palavra de Deus, por meio da leitura da vida dos santos e com o auxílio de um bom diretor espiritual, e assim, formar a nossa consciência moral.

A consciência possibilita ao Homem pensar o mundo que o rodeia e é nela que estão enraizados o sentimento de existência e o pensamento de morte, por exemplo. A consciência é a essência do ser humano e fonte de conhecimento e de verdade.

Otfried Höffe, Kant considera a consciência da lei moral como um fato indiscutível e dessa consciência surge o sentimento de respeito à lei. O respeito à lei é o único sentimento de origem racional e por isso o único móbil moral aceitável.

Por exemplo: liberdade, igualdade, respeito, educação e justiça.