O que diz Lucas 8 22?

Perguntado por: emonteiro . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.5 / 5 14 votos

22 Certo dia Jesus disse aos seus discípulos: "Vamos para o outro lado do lago". Eles entraram num barco e partiram. 23 Enquanto navegavam, ele adormeceu. Abateu-se sobre o lago um forte vendaval, de modo que o barco estava sendo inundado, e eles corriam grande perigo.

Ele te convida a atravessar esta vida para chegar a eternidade. Durante a travessia haverão tempestades. Se tua fé não estiver firmada naquele que tem poder de controlar os ventos e acalmar as ondas, o barco da vida naufragará, não chegará ao destino, o outro lado indicado por Jesus.

Se nossas energias estiverem concentradas não em nosso passado, mas a nossa frente — na vida eterna e na alegria da salvação — certamente a obteremos” (“Sou Eu um Membro Vivo?”, A Liahona, julho de 1987).

22 E aconteceu que, num daqueles dias, entrou num barco com seus discípulos, e disse-lhes: Passemos para o outro lado do lago. E partiram. 23 E, navegando eles, adormeceu; e sobreveio uma tempestade de vento no lago, e enchiam-se de água, estando em perigo.

Jesus e Seus discípulos estavam num barco no Mar da Galileia e Jesus adormeceu. O vento começou a soprar muito forte e as ondas muito altas começaram a encher o barco de água. Os discípulos ficaram com medo, achando que o barco iria afundar. Então acordaram Jesus e pediram-Lhe ajuda.

Ela revela a nossa limitação e fragilidade, mas também pode nos ensinar lições preciosas. é nos violentos temporais que podemos alcançar as revelações mais profundas sobre o poder e o amor divinos. As tempestades não vêm para nos derrotar, e sim para nos fortalecer.

Quando não enxergamos, cometemos atrocidades por não enxergarmos. Andando no mundo como estamos, tão escuro e obscuro pelo mal, Jesus veio trazer a luz, porque Ele mesmo é a luz que ilumina, que salva e resgata o mundo. E para ter essa luz, Ele mesmo nos indica o que fazer: “Quem me segue não andará nas trevas”.

Ao declarar que todo aquele que faz a vontade de Deus é a sua família, Jesus não estava renunciando à sua família segundo a carne. Como filho mais velho, ele continuou a cuidar do bem estar da sua mãe. Isto foi comprovado quando, ao dar a sua vida na cruz, ele passou essa responsabilidade ao discípulo a quem ele amava.

O evangelho de Lucas pode aprofundar seu entendimento dos ensinamentos de Jesus Cristo e ajudá-lo a apreciar mais plenamente Seu amor e Sua compaixão por toda a humanidade, conforme manifestado durante Seu ministério mortal e por meio de Sua Expiação infinita.

Quando queremos tocar o Senhor manifestamos dúvida, quando Ele nos toca se manifesta a cura. Temos como exemplo a cura dos leprosos, por mais que a pele esbranquiçada e os nervos tivessem sofrido grandes danos, Jesus ao tocá-los manifestou vida.

Deus quer que tenhamos um coração livre, pois só os corações livres podem segui-Lo. E “livre” não quer dizer não termos compromissos nem responsabilidades, mas a liberdade de assumir nossos compromissos com o coração ligado, sintonizado e preso ao coração de nosso Deus!

A nossa fé é o termômetro, portanto, o que está à nossa vista, o que conseguimos tocar não é para nós sinal de fé. Para viver a fé precisamos ir mais além, mesmo que nada comprovemos nem vejamos, nem sintamos. Não conseguimos ver Jesus literalmente, mas sabemos que Ele está muito perto de nós e age na nossa vida.

24 Os discípulos foram acordá-lo, clamando: "Mestre, Mestre, vamos morrer! " Ele se levantou e repreendeu o vento e a violência das águas; tudo se acalmou e ficou tranqüilo.

Muitas pessoas já tinham visto tempestades terríveis no Mar da Galileia. Sendo assim, teria que ser algo realmente muito forte para que os discípulos ficassem tão impressionados e com medo como, de fato, ficaram. De acordo com o Evangelho de Marcos, as ondas quebravam dentro do barco e o enchiam de água.