Qual a consistência do senso comum?

Perguntado por: hespinosa . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.9 / 5 12 votos

O senso comum é um tipo de conhecimento popular, adquirido pela observação e pela repetição, que não foi testado metodicamente. O senso comum é adquirido, muitas vezes, por meio das convenções coletivas.

Uma das principais características do senso comum é que todas as pessoas podem produzir esse tipo de conhecimento. Ou seja, não é algo que depende de estudo ou formas metodológicas para concluir sobre determinado assunto. Porém, o que se obtém por meio deste tipo de conhecimento pode, ou não, ser verdadeiro.

A psicologia usada no cotidiano pelas pessoas em geral, é denominada de psicologia do senso comum. EX: O poder de persuasão do vendedor. A jovem estudante que usa seu poder de sedução para atrair o rapaz. Quando procuramos aquele amigo que está sempre disposto a ouvir nossos problemas.

O senso comum é o conhecimento prático e cotidiano que adquirimos por meio da experiência e da cultura, enquanto o senso crítico é a capacidade de analisar e avaliar ideias e informações de forma objetiva e fundamentada em evidências.

O senso comum – ou conhecimento empírico – é o conhecimento gerado a partir das experiências de vida, baseado em intuição ou observação da realidade. O conhecimento científico, entretanto, é gerado a partir de observações e experimentos, que passam por um procedimento metodológico rigoroso.

O Senso Comum é a soma dos saberes do cotidiano e é formado a partir de hábitos, crenças, preconceitos e tradições. Na filosofia, o termo é utilizado para explicar as interpretações feitas pelos indivíduos à realidade que os cercam sem estudos prévios ou provas científicas.

Características do senso comum
é subjetivo e reflete sentimentos e opiniões; considera experiências do cotidiano; aprendizado informal; expressa uma avaliação qualitativa.

A importância do senso comum
O senso comum é uma consequência da realização cotidiana de tarefas e de vivências. Com mais repetições dessas mesmas tarefas, o indivíduo adquire segurança em relação a como se deve comportar e agir, e estabelece relações entre o seu comportamento e os resultados atingidos.

10: O que é o senso comum? Prefiro não definir. Talvez simplesmente dizer que senso comum é aquilo que não é ciência e isto inclui todas as receitas para o dia-a-dia, bem como os ideais e esperanças que constituem a capa do livro de receitas.

O senso comum fundamenta diversos preconceitos que possuem suas raízes em questões culturais. Apresenta como justificativa o próprio hábito. O conhecimento filosófico, por sua vez, é um conhecimento lógico, possui um método e se sustenta por uma teoria.

Os hábitos e costumes, as tradições e rituais, os ditos e provérbios, as opiniões populares são habitualmente referidos como manifestações do senso comum. É possível se perguntar se há diferença entre o senso comum e a sabedoria popular.

O significado de cultura no senso comum costuma vir atrelado a uma ideia de conhecimento, conhecimento esse que se adquire por meio de condições sociais. Por exemplo, “Fulano de Tal é tão culto!

Senso comum é o modo de pensar da maioria das pessoas, são noções comumente admitidas pelos indivíduos. Significa o conhecimento adquirido pelo homem partir de experiências, vivências e observações do mundo.

Dependendo da circunstância na qual o sujeito adquire o saber, podemos reconhecer os seguintes tipos de conhecimento: empírico, científico, religioso (teológico), filosófico e tácito.