Como é o comportamento de quem é empático?

Perguntado por: dbotelho . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.1 / 5 2 votos

A empatia é definida como a capacidade de uma pessoa compreender de forma acurada a perspectiva e sentimentos de outra pessoa e de expressar esta compreensão de forma sensível. A empatia é um comportamento complexo que envolve elementos cognitivos, afetivos e comportamentais em sua manifestação.

Pessoa empática é aquela que possui a habilidade de “calçar os sapatos” de outra pessoa, visando compreender seus sentimentos e perspectivas, e usar essa compreensão para orientar nossas ações.

– Pessoas empáticas são, excelentes ouvintes, costumam ser dispostos a aprender e estão sempre atentos ao outro, conseguem interpretar pessoas observando suas palavras, sentimentos e comportamentos.

A empatia possui um papel importante na história evolutiva da humanidade. Embora ser empático não signifique necessariamente querer sempre ajudar indivíduos necessitados, é um componente vital para a compaixão. Logo, pessoas empáticas costumam estender a mão ao outro mais vezes.

Empatia emocional
Pode ser que você “espelhe” o sentimento daquela pessoa e acabe sentindo a mesma coisa que ela, ou pode ser que você se sinta nervoso ou angustiado ao ver alguém triste, por exemplo.

Benefícios da empatia

  • Empatia faz bem para a saúde. Estudos indicam que pessoas empáticas lidam melhor com o estresse e são menos propensas à depressão e ansiedade. ...
  • A empatia melhora os relacionamentos pessoais. ...
  • Empatia aumenta a criatividade. ...
  • Desenvolver empatia facilita a comunicação.

três tipos de empatia, que serão abordados ao longo do texto, que são: a empatia cognitiva; empatia emocional; empatia somática.

A falta de empatia pode ser proveniente de muitos fatores. Algumas pessoas carregam a falta de empatia por terem sofrido traumas na infância, enquanto outras foram muito estimuladas pelo viés do egoísmo e egocentrismo.

1 sentimentos, simpatias, sensibilidades, solidariedades, piedades, compaixões, comiserações.

Jesus chorou, pelo menos em parte, por empatia. A empatia é a capacidade de entender e compartilhar os sentimentos dos outros e, por ser um dos atributos de Cristo, é algo que todos devemos nos esforçar para entender melhor, cultivar e expressar.

A empatia é a prática psicológica de se colocar no lugar do outro, fazendo-se sentir como o outro se sentiria em uma determinada situação. Ser empático é reconhecer e se identificar com outra pessoa ou com a situação vivida por ela.

Uma pessoa altruísta é aquela que pensa nos outros antes de pensar em si. Para a pessoa altruísta, o próprio bem está condicionado ao bem do outro, age movida por um sentimento de responsabilidade e solidariedade com os problemas alheios.

Os empatas são indivíduos altamente sensíveis, que têm uma grande capacidade de sentir o que as pessoas ao seu redor estão pensando e sentindo. Os psicólogos podem usar o termo empatia para descrever uma pessoa que assume a dor dos outros às suas próprias custas.

Empatia excessiva significa ser um espelho e, por sua vez, uma esponja. Nós não só sentimos o que os outros sentem, mas sofremos com isso. É uma dor física que cria angústia e, por sua vez, nos subordina às necessidades dos outros sem que possamos discriminar esta fronteira entre nós e eles.

A empatia demanda a habilidade para conhecer os próprios sentimentos e ideias a fim de perceber os sentimentos e as ideias dos outros. A empatia nos ajuda a viver melhorem sociedade, a trabalhar melhor em equipe e a valorizar as contribuições que cada indivíduo pode trazer.