O que é bom senso de um exemplo?

Perguntado por: axisco . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.8 / 5 10 votos

Um bom exemplo de bom senso é evitar discussões ao perceber que a outra pessoa apenas quer impor uma opinião e não está aberto a conversar sobre um assunto. Também é sinal de bom senso, quando não concordamos com um argumento, mesmo assim respeitamos que emite a opinião.

Bom senso : a) faculdade natural de julgar (algo, alguém) de maneira correta e equilibrada; b) capacidade ou aptidão de distinguir o certo do errado, o bem do mal, o verdadeiro do falso, em questões cotidianas e corriqueiras que não exijam grandes reflexões ou soluções científicas ou técnicas, resolvendo assim ...

O bom senso assume a precariedade e a impureza das soluções de compromisso. O senso comum é cheio de certezas e já não implica em reflexão, mas numa aderência a ideias que circulam e se espalham como uma onda.

Ter senso é ter um juízo claro, um entendimento, é ter prudência, discernimento. Senso é um substantivo masculino, do latim sensu, que significa siso, tino, atenção.

Exemplos de senso comum
Comer manga com leite faz mal; Deixar as sandálias de cabeça para baixo ou abrir o guarda-chuva dentro de casa é um sinal de mau agouro; Cortar os cabelos na lua crescente para que cresçam mais rápido; Usar cores relacionadas a desejos na passagem do ano novo.

Bom senso na vida pessoal e profissional
De forma breve, é aquele que é capaz de decidir e julgar de forma equilibrada e sensata, que é dotado de virtudes como simpatia, humildade, produtividade e proatividade. Esse raciocínio é o fio condutor do livro Bom senso: Na vida e no trabalho.

O senso comum associa-se aquele conhecimento que não passa por reflexão, sendo aceito pela maioria das pessoas sem questionamentos. Por sua vez, o senso crítico é fortemente baseado em procedimentos de crítica e reflexão, além de passar pelo crivo do método científico e na pesquisa.

Senso crítico significa a capacidade de questionar e analisar de forma racional e inteligente. Segundo o dicionário Aurélio, é a capacidade de analisar, discutir, refletir ou buscar informações antes de tomar uma decisão ou tirar uma conclusão.

A falta de bom senso não implica necessariamente loucura.
Porém, ninguém é louco 24 horas, ou seja, embora seja uma doença mental grave, o psicótico alucina ou delira, mas não initerruptamente. Por outro lado, a pessoa mentalmente sadia pode cometer algumas loucuras 'normais', que geralmente não as reconhece como tal.

Não ter claro entendimento das coisas, ter o juízo afetado, não ter prudência. Exemplo de uso da palavra Falta de senso: É muita falta de senso ser rude com quem não merece.

Equilíbrio e discernimento nas decisões: 1 senso, adequação, cabimento, cautela, circunspeção, cordura, critério, discernimento, discrição, equilíbrio, juízo, oportunidade, ponderação, propriedade, prudência, razão, razoabilidade, reflexão, sabedoria, segurança, sensatez, siso, tento, tino.

O senso comum é transmitido de geração para geração nas sociedades. Por meio dele, o homem embasa o cotidiano e explica a realidade em que vive. Também expressam a avaliação qualitativa, pois considera os efeitos produzidos nos nossos sentidos e órgãos, bem como nos objetos.

São qualidades particulares que podem ser psicológicas, intelectuais, físicas, entre outras. Como, por exemplo: Carolina é uma menina amável. Sua principal característica pessoal é a gentileza, sempre com palavras doces e disposta a ajudar os outros todo o tempo.

Características do senso comum
é subjetivo e reflete sentimentos e opiniões; considera experiências do cotidiano; aprendizado informal; expressa uma avaliação qualitativa.