Quais são as 5 principais características de uma pessoa empática?

Perguntado por: uperes . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.9 / 5 8 votos

Pessoas altamente empáticas ouvem os outros e fazem todo o possível para compreender o seu estado emocional e necessidades, seja um amigo com problemas, ou um familiar que está chateado com alguma conduta. Mas ouvir nunca é suficiente. A segunda característica é nos fazer vulneráveis.

– Pessoas empáticas são, excelentes ouvintes, costumam ser dispostos a aprender e estão sempre atentos ao outro, conseguem interpretar pessoas observando suas palavras, sentimentos e comportamentos.

Conheça seis hábitos-chave de pessoas altamente empáticas

  • 1) Ligue seu cérebro empático. ...
  • 2) Faça o salto imaginativo da empatia. ...
  • 3) Busque aventuras experimentais. ...
  • 4) Pratique a arte da conversa. ...
  • 5) Viaje na sua poltrona. ...
  • 6) Inspire a revolução.

Pessoa empática é aquela que possui a habilidade de “calçar os sapatos” de outra pessoa, visando compreender seus sentimentos e perspectivas, e usar essa compreensão para orientar nossas ações.

Empatia Cognitiva: ou seja, a habilidade de entender o ponto de vista da outra pessoa. Empatia Emocional: isto é, a habilidade de sentir o que o outro sente. Preocupação Empática: a capacidade de sentir o que o outro precisa.

O que é a empatia:
Está intimamente ligada ao altruísmo - amor e interesse pelo próximo - e à capacidade de ajudar. A empatia também ajuda a compreender melhor o comportamento alheio em determinadas circunstâncias e a forma como outra pessoa toma as decisões. Um exemplo de empatia seria o caso de racismo, por exemplo.

Considerando que empatia é um conceito amplo, estudiosos da área costumam classificá-la em alguns tipos. Entre os mais conhecidos estão a empatia cognitiva, a empatia emocional ou afetiva e a empatia compassiva.

A empatia pode se manifestar de diversas formas, como um abraço em volta do ombro e algumas palavras de calma, como: “eu te entendo”. Isso pode até parecer simples, mas na verdade são ações vitais na convivência com outras pessoas e na comunicação efetiva.

Para que o conjunto completo de empatia ocorra, existem quatro passos específicos para colocá-la em prática.

  • PASSO 1 – Observação.
  • PASSO 2 – Sentimento.
  • PASSO 3 – Necessidade.
  • PASSO 4 – Pedido.

três tipos de empatia, que serão abordados ao longo do texto, que são: a empatia cognitiva; empatia emocional; empatia somática.

Não existe uma resposta definitiva sobre o porquê de algumas pessoas terem pouca empatia. É claro que há os psicopatas, pessoas com um distúrbio mental grave que as impede de colocarem-se no lugar do outro. No entanto, mesmo pessoas psicologicamente saudáveis também podem ter menos empatia.

A empatia possui um papel importante na história evolutiva da humanidade. Embora ser empático não signifique necessariamente querer sempre ajudar indivíduos necessitados, é um componente vital para a compaixão. Logo, pessoas empáticas costumam estender a mão ao outro mais vezes.

Ser empático é saber ouvir, refletir sobre os pontos de vista do outro e ser capaz de entender melhor porque diferentes pessoas reagem à mesma situação de maneiras tão distintas.

O que é empatia? Psicologicamente, empatia é a capacidade de você sentir o que uma outra pessoa sente caso estivesse na mesma situação vivenciada por ela, ou seja: procurar experimentar de forma objetiva e racional o que sente o outro a fim de tentar compreender sentimentos e emoções.

Empatia cognitiva: nos permite compreender sentimentos e pensamentos do outro; Empatia emocional: é a capacidade de compartilhar sentimentos com outra pessoa; Empatia compassiva: vai além de compreender e compartilhar emoções, ela nos impulsiona a ajudar.