O que passar na foliculite após depilação?

Perguntado por: rnovaes . Última atualização: 20 de julho de 2023
4.8 / 5 15 votos

Geralmente, o tratamento recomendado para foliculite é o uso de antibiótico tópico, oral ou uma combinação de ambos. Além disso, recomenda-se o uso de loções calmantes para aliviar sintomas como coceira, além de cuidados caseiros, como evitar raspar a área.

Produtos com aloe vera ajudam a acalmar áreas irritadas depois da depilação. Cremes e géis calmantes podem ser ótimos aliados para diminuir a irritação e a coceira no pós-depilação, viu? Procure sempre por fórmulas à base de aloe vera, substância superconhecida por suas propriedades curativas, hidratantes e calmantes.

Tratamento caseiro para foliculite
Não coçar ou cutucar as espinhas. Tomar banho com sabonete antisséptico logo após sair da piscina, spa ou outros locais públicos – uma água mal tratada pode transmitir bactérias, vírus ou fungos. Usar cremes calmantes após se barbear.

A foliculite superficial pode ser tratada apenas com um sabonete antisséptico assim como a higienização do local afetado e das mãos, para evitar que a infecção se espalhe.

Mulheres que sofrem com a foliculite devem evitar, ao máximo, o uso de calcinhas apertadas, de calças muito coladas ao corpo, além de quaisquer peças que não deixem a pele respirar. Já após a depilação, o ideal é evitara aplicação de produtos nas áreas depiladas como, por exemplo, óleos e hidratantes, por até 24 horas.

O que causa irritações e caroços
Por exemplo, depilar peles secas com uma lâmina manual e usar uma lâmina cega aumenta as chances de desenvolver queimaduras e caroços; se sua pele for naturalmente mais sensível, você também terá um maior risco de desenvolver irritação ao se depilar.

A solução com água e bicarbonato pode promover uma esfoliação que ameniza as manchas na pele, resultantes da foliculite. Ela também pode ser usada bem diluída em água para fazer compressas e aliviar a coceira e diminuir a inflamação, a grande questão está em como dosá-la.

Um dermatologista pode verificar se a foliculite decorreu de um pelo encravado ou se há micro-organismos promovendo danos. O tratamento mais indicado para se livrar da foliculite crônica é a depilação a laser, que impede o crescimento dos pelos no local mais afetado.

Geralmente de quatro a dez dias.

1 – Nebacetin para foliculite
Há quem utilize a pomada Nebacetin para foliculite.

Entre as opções cientificamente comprovadas que ajudam a clarear a virilha estão o peeling, as medicações manipuladas e, principalmente, os procedimentos com laser.

Da mesma forma, o uso de lâminas de barbear, de roupas muito justas ou que retêm umidade e calor, escoriações na pele, feridas cirúrgicas, picadas de insetos, enfermidades como a acne e a dermatite, uso tópico e contínuo de cremes esteroides e de antibióticos podem comprometer a integridade dos folículos pilosos.

Um dos erros mais comuns é não preparar a pele antes de depilar. Independente da parte do corpo e do método, é sempre bom esfoliar e hidratar a pele cerca de uma hora antes do procedimento. O ideal é usar um hidratante próprio para cada tipo de pele em cada parte do corpo.