O que é foliculite nas partes íntimas?

Perguntado por: icalixto . Última atualização: 20 de julho de 2023
4.5 / 5 2 votos

Essa lesão é caracterizada por pequenas bolinhas que podem ou não conter pus. Geralmente, são acompanhadas de vermelhidão e sensibilidade na área íntima. A foliculite costuma ser causada por pelos encravados nessa região.

Mas, normalmente, na área da virilha costuma envolver uma higiene local utilizando água morna e sabonete antisséptico, o uso tópico de pomadas ou cremes com corticoides e, em casos de depilação incorreta, uma solução definitiva é a depilação a laser - que destrói o folículo piloso e impede que a foliculite se repita.

Os modos mais comuns de transmissão da foliculite são compartilhamento de lâminas de barbear, contato direto com pele infectada e uso de banhos públicos (como em banheiras de hidromassagem e spas). O compartilhamento de toalhas também deve ser evitado.

Isso porque, como se sabe, a vagina é um canal interno; enquanto o lado externo da nossa ppk é a vulva. A foliculite, por sua vez, ocorre na região da virilha, especialmente na chamada “marca do biquíni”. A foliculite é uma infecção que pode ocorrer no pelo encravado.

Foliculite capilar viral
O HPV é o responsável pelo condiloma acuminado, conhecido como “crista de galo”, e lesões precursoras de câncer de boca, garganta, ânus e colo do útero. Apesar de provocar verrugas na pele e mucosas, o HPV não está associado a nenhum tipo de foliculite capilar.

Dicas de como tratar a foliculite
Fazer higiene do local com sabonete antisséptico: a dermatologista recomenda limpar a área com um sabonete de enxofre, que remove o excesso de oleosidade, desobstrui os poros e reduz a inflamação.

Quando procurar por um dermatologista
Luann Lôbo, é indicado procurar um médico quando a foliculite não melhora com o uso de compressas ou medidas gerais de higiene. “Quadros com lesões mais extensas, mais numerosas, e que geram sintomas muito desconfortáveis também devem ser avaliados pelo médico”, explica.

A principal causa da foliculite é a infecção pelo Staphilococcus aureus (estafilococos), uma bactéria comum que se aloja na pele dos seres humanos.

Geralmente de quatro a dez dias.

A foliculite e a rosácea, por exemplo, podem ser facilmente confundidas com a acne, mas precisam ser tratadas de modos diferentes.

Os sintomas são: surgimento de pequenas espinhas vermelhas, com ou sem pus; a pele pode ficar avermelhada e inflamada; coceira e sensibilidade na região. São raros os casos deste tipo de foliculite que causam complicações. Quando a inflamação atinge áreas mais profundas da pele, pode haver a formação de furúnculos.

As lesões do HPV podem ser de dois tipos: clínicas ou subclínicas. Nas lesões clínicas, o paciente pode apresentar verrugas na região genital e anal – chamadas de condilomas. Geralmente, elas são assintomáticas, mas pode haver coceira sensação de corpo estranho em região anal ou até sangramento nas lesões maiores.

A infecção causada pelo HPV pode ser assintomática ou provocar o aparecimento de verrugas com aspecto parecido com o de uma pequena couve-flor na pele e nas mucosas. Se a alteração nos genitais for discreta, será percebida apenas por exames específicos.

Um dos sinais de infecção por HPV são algumas verrugas dolorosas nos órgãos genitais, que podem estar isoladas ou agrupadas. Além disso, se você tiver essa infecção, o pênis, vagina, ânus, vulva, colo do útero podem ficar irritados e coçando, e podem aparecer lesões nos genitais, assim como na garganta e na boca.