Como saber se o orlistat é verdadeiro?

Perguntado por: egentil8 . Última atualização: 20 de julho de 2023
4.4 / 5 5 votos

Todo medicamento verdadeiro tem uma tarja na lateral que ao ser raspada com um metal reage e revela a logo do laboratório produtor e a palavra “qualidade”. Os remédios falsificados não apresentam essa tarja. Além disso, a embalagem deve estar lacrada e a rotulagem precisa estar em português.

Se consta o número do registro do medicamento no Ministério da Saúde. Se o número do lote impresso na parte de fora da caixa é igual ao que vem impresso no frasco ou na cartela interna. SOROS E XAROPES DEVEM VIR COM LACRE. Isso é obrigatório para todos os medicamentos líquidos.

Todo medicamento manipulado deve conter no rótulo toda a composição, incluindo o nome de todos os ativos e suas dosagens, nome do prescritor, paciente, e informações da farmácia que manipulou, como nome, CNPJ, endereço e farmacêutico responsável.

Efeitos colaterais do Orlistate
No entanto, caso o tratamento tenha continuidade e a alimentação recomendada seja seguida, eles desaparecem rapidamente. Sendo assim, entre os efeitos, os pacientes podem sofrer com: perdas ou evacuações oleosas; flatulência (acúmulo de gases no intestino);

A dose recomendada de orlistate é de uma cápsula dura de 120mg, junto com cada uma das três refeições principais (durante ou até uma hora após cada refeição). Caso uma refeição seja omitida ou não contenha gordura, orlistate pode não ser administrado.

Os medicamentos genéricos passam por rigorosos testes de qualidade antes de terem seu registro e comercialização autorizados, por isso, têm a mesma qualidade que o medicamento de referência e vão produzir no organismo os mesmos efeitos.

O medicamento falsificado pode não fazer nenhum efeito por ser de “farinha” (placebo), em contrapartida podem ter diferentes tipos de alterações, como a falta de padronização de princípio ativo (isso quando tem princípio ativo!)

A principal característica que diferencia o medicamento manipulado de um vendido em farmácias convencionais é a sua posologia personalizada. Ou seja, a fórmula do remédio feito em uma farmácia de manipulação é individualizada para atender à necessidade específica do paciente.

4 DICAS PARA IDENTIFICAR SE UMA FARMÁCIA DE MANIPULAÇÃO É CONFIÁVEL

  1. 1 – VERIFIQUE SE A FARMÁCIA É AUTORIZADA PELA ANVISA. ...
  2. 2- CONFIRME SE A FARMÁCIA DE MANIPULAÇÃO POSSUI UM FARMACÊUTICO RESPONSÁVEL. ...
  3. 3 – VEJA SE A FARMÁCIA POSSUI LABORATÓRIO PRÓPRIO. ...
  4. 4 - TENHA UM PANORAMA GERAL SOBRE A FARMÁCIA.

Os manipulados são mais baratos que os medicamentos industrializados porque são feitos sob medida, ou seja, são fabricados somente por prescrição, na quantidade certa para o paciente seguir com o tratamento, não existindo sobras e muito menos desperdícios.

O Xenical é considerado o orlistat de referência, mas já há no Brasil medicamentos similares, contendo orlistat em comprimidos de 120 mg. São eles: Orlistate, Lystate e Lipiblock. O Alli (não disponível no Brasil, somente em Portugal) é vendido em cápsulas de 60 mg ou comprimidos mastigáveis de 27 mg.

Quantos quilos se perde com orlistat? O orlistat deve ser usado como tratamento auxiliar para a perda de peso de pacientes com índice de massa corporal maior que 30 kg/m². O medicamento bloqueia o excesso de gordura consumida, ajudando o paciente a perder, em média, entre 5 a 10 kg no período de 12 meses.

A dose recomendada de Orlistate para tratamento do sobrepeso e obesidade é de uma cápsula de 120 mg. Assim sendo, deve-se ingerir o medicamento em cada uma das três refeições principais (durante ou até uma hora após cada refeição). Doses acima de 120 mg, três vezes ao dia, não demonstraram qualquer benefício adicional.