Quando Tomar antigripal?

Perguntado por: aaraujo . Última atualização: 20 de julho de 2023
4.6 / 5 5 votos

Adultos (de 18 a 60 anos): 1 cápsula a cada 4 horas. Ingerir com quantidade suficiente de água para que sejam deglutidas. Limite máximo diário: não tomar mais de 5 cápsulas ao dia.

Quando e como tomar um antigripal? Conforme vimos nos tópicos anteriores, os antigripais servem para amenizar os sintomas da gripe. Portanto, jamais devem ser usados de forma preventiva, ou seja, antes da manifestação dos sintomas. Além disso, em alguns casos, o uso de antigripais pode não ser recomendável.

Além disso, ele apresenta também ação antitérmica que combate a febre, um dos principais sintomas da gripe. Seu efeito sobre o corpo humano começa em torno de 15 a 30 minutos, bloqueando os processos orgânicos que causam dor e febre.

Como atuam os antigripais? Os antigripais contêm diferentes princípios ativos que atacam os principais sintomas da gripe. Existe evidência de que os anti-histamínicos em associação com os analgésicos e os descongestionantes são benéficos para aliviar os sintomas da gripe nos adultos e crianças mais velhas.

Seus primeiros sinais costumam ser coceira no nariz ou irritação na garganta, os quais são seguidos após algumas horas por espirros e secreções nasais. A congestão nasal também é comum nos resfriados, porém, ao contrário da gripe, a maioria dos adultos e crianças não apresenta febre ou apenas febre baixa.

Benegrip, medicamento para aliviar e melhorar os sintomas da gripe, do laboratório Hypera Pharma está entre os primeiros lugares na lista dos antigripais mais vendido no Brasil em valores no MAT de 2021/02 e MAT de 2022/02.

"O antigripal mais completo é o Resfenol, pois ele é um dos que tem além do antialérgico, um descongestionante em sua composição.

Ibuprofeno, diclofenaco ou nimesulida.

O uso indiscriminado propicia aumento da pressão arterial, com risco de derrames e infartos, e possíveis aparecimento ou agravamento de arritmias, inclusive as consideradas graves e que levam à morte.

Tendo por base os casos típicos de gripe, o seu desenvolvimento pode ser dividido em 4 fases.

  • Fase 1: sintomas que indicam o início da gripe. ...
  • Fase 2: mal-estar geral e febre alta. ...
  • Fase 3: tosse produtiva e expetoração. ...
  • Fase 4: os sintomas começam a aliviar.

Entre os sintomas da gripe, podemos citar:

  1. febre, normalmente acima de 38°C;
  2. fortes dores de cabeça e no corpo;
  3. dor de garganta;
  4. coriza;
  5. fadiga.

Duração e evolução de um resfriado

  • Fase 1: O período de incubação é seguido por coceira e queimação no nariz. Há crises de espirros e irritação na garganta. ...
  • Fase 2: O frio atingiu o pico. ...
  • Fase 3: O resfriado diminui lentamente, pois o sistema imunológico conseguiu combater os vírus com sucesso.

A gripe (Influenza) é uma infecção aguda do sistema respiratório, provocado pelo vírus da influenza, com grande potencial de transmissão. Inicia-se com febre, dor muscular, e tosse seca. Normalmente, tem evolução por tempo limitado, durando de um a quatro dias, mas pode se apresentar forma grave.

Alimentos que pioram a gripe e que devem ser evitados
Alimentos ultraprocessados. Alimentos muito gordurosos. Alimentos muito condimentados. Álcool.

Portanto, fique atento à evolução dos sintomas, especialmente após os primeiros cinco dias. E para os pacientes de risco, a indicação é buscar um profissional em casos de febre, prostração e falta de apetite (que pode levar a uma rápida e perigosa desidratação).