Qual é a diferença entre gripe e resfriado?

Perguntado por: iinfante . Última atualização: 20 de julho de 2023
4 / 5 14 votos

Seus primeiros sinais costumam ser coceira no nariz ou irritação na garganta, os quais são seguidos após algumas horas por espirros e secreções nasais. A congestão nasal também é comum nos resfriados, porém, ao contrário da gripe, a maioria dos adultos e crianças não apresenta febre ou apenas febre baixa.

A diferença do resfriado para a gripe é que ele pode ser causado por outros tipos de vírus, como o Rinovírus, mais frequente, e o Parainfluenza. No geral, os sintomas do resfriado são bem similares aos da gripe, porém, se apresentam com menor intensidade.

A gripe é mais grave do que o resfriado.

A duração do resfriado é autolimitada, ou seja, é como se os sintomas tivessem “prazo de validade”. O período de incubação é curto: cerca de 2 dias para que a doença comece a se manifestar. O pico dos sintomas em média dura de 1 a 3 dias, mas a doença pode se manter no organismo de 7 a 10 dias em alguns casos comuns3.

Alimentos ricos em vitamina C: laranjas, verduras, kiwi e caju são apenas alguns dos alimentos com vitamina C que ajudam a aumentar a imunidade, e consequentemente a curar o resfriado. Folha de mostarda e rabanete: esses dois alimentos são conhecidos por ajudar a quebrar o muco que se acumula nas vias nasais.

Duração e evolução de um resfriado

  • Fase 1: O período de incubação é seguido por coceira e queimação no nariz. Há crises de espirros e irritação na garganta. ...
  • Fase 2: O frio atingiu o pico. ...
  • Fase 3: O resfriado diminui lentamente, pois o sistema imunológico conseguiu combater os vírus com sucesso.

Os sinais e sintomas dos resfriados aparecem dois ou três dias após a exposição ao vírus. Os mais comuns são: coriza (secreção nasal em geral transparente), leve cansaço, espirros, tosse, dor ou coceira na garganta, lacrimejamento, quebradeira e dor no corpo, febre baixa e de curta duração.

Resfriado: É causado na maioria das vezes por rinovírus. Seus primeiros sinais costumam ser coceira no nariz ou irritação na garganta, os quais são seguidos após algumas horas por espirros e secreções nasais.

O paracetamol ou ibuprofeno podem ser usados para o tratamento de manifestações de gripes ou resfriados, além dos seguintes sintomas:

  • febre;
  • mal estar;
  • dor no corpo, por exemplo.

Alimentos que pioram a gripe e que devem ser evitados
Alimentos ultraprocessados. Alimentos muito gordurosos. Alimentos muito condimentados. Álcool.

Chá-verde com mel
O mel ajuda na redução da inflamação, diminuindo tosse e até mesmo catarro. O chá-verde é uma ótima opção para fortalecer o sistema imunológico, por oferecer propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes.

O resfriado dura em torno de uma semana
O período de incubação é curto: cerca de 2 dias para que a doença comece a se manifestar. O pico dos sintomas em média dura de 1 a 3 dias, mas a doença pode se manter no organismo de 7 a 10 dias em alguns casos comuns3.

No caso da gripe, os primeiros três dias são os mais difíceis, onde os sintomas chegam de forma repentina e atingem rapidamente o seu ápice de intensidade. De fato, as dores de cabeça e no corpo, bem como a febre, costumam ser os sintomas iniciais.

Beber bastante água, além de outros líquidos como chás e sucos, é muito importante para manter o cuidado com o organismo e melhorar da gripe rápido. Manter-se hidratado ajuda a preservar e aumentar a eficiência das funções biológicas, além de facilitar o transporte de nutrientes e células de defesa pelo corpo.

Separamos 5 frutas para te ajudar no combate da gripe: Laranja: a fruta mais conhecida pela vitamina C, além do suco pode ser consumida em chás; Acerola: você pode comer ou tomar suco para aproveitar a vitamina. Limão: junto com a laranja, o limão também é uma das principais frutas com vitamina C.