Pode tomar Amoxicilina e Cimegripe juntos?

Perguntado por: rpeixoto . Última atualização: 20 de julho de 2023
4.6 / 5 16 votos

Em geral um medicamento não prejudica o efeito do outro, porém, a união do antibiótico com o anti-inflamatório pode cair como uma verdadeira bomba no estômago, causando problemas gástricos e fortes dores estomacais.

Você não deve usar antibióticos para tratar o resfriado ou a gripe. Se um Médico prescreveu para você inatibióticos para tratar de uma infecção causada por bactérias, como uma garganta inflamada, certifique-se de tomar os medicamentos até o final.

Em relação a amoxicilina, o uso concomitante de probenecida com a amoxicilina pode resultar em níveis aumentados e prolongados de amoxicilina no sangue. Em comum com outros antibióticos de amplo espectro, a amoxicilina pode reduzir a eficácia de contraceptivos orais. As pacientes devem ser apropriadamente advertidas.

Antibióticos não tratam gripe. Os sintomas da gripe e/ou resfriado devem ser tratados com os medicamentos apropriados, quando necessário. Procure um serviço de saúde e fale com o profissional de saúde sobre o melhor tratamento para você.

infecção leve a moderada: doses usuais de 250 mg a cada 8 horas ou 500 mg a cada 12 horas. infecção grave: doses usuais de 500 mg a cada 8 horas ou 875 mg a cada 12 horas.

Geralmente, a amoxicilina já começa a agir dentro de 1 a 2 horas após a sua ingestão. No entanto, o tempo necessário para que os sintomas da infecção melhorem costuma ser de 24 a 48 horas, dependendo da gravidade da infecção e da resposta individual do paciente ao medicamento.

Esclarecido isso, podemos dizer que o antibiótico mais indicado para garganta inflamada é a amoxicilina.

O ideal é não administrar os dois medicamentos juntos e sim estabelecer um intervalo de administração entre eles.

É possível tomar anti-inflamatório e antibiótico ao mesmo tempo? Não há problema algum na associação do anti-inflamatório a um antibiótico, desde que ambos sejam receitados pelo seu médico.

Os antibióticos são específicos para bactérias. As gripes não são causadas por bactérias. Por isso, o antibiótico não funciona para a gripe. A grande questão é que a gripe pode “ abrir as portas” para uma infecção bacteriana secundária, como uma sinusite, por exemplo.

Se você tem um resfriado ou tosse, é geralmente viral. Você deve suspeitar de uma infecção secundária causada por bactérias, se a febre persistir após os primeiros dias. A dor de ouvido persistente pode significar uma infecção no ouvido baseada em bactérias.

Quais são os melhores medicamentos para gripe?

  • Paracetamol e dipirona. O parecetamol e a dipirona são analgésicos e antitérmicos, ajudando no controle da febre, das dores de cabeça e da sensação de mal-estar e cansaço. ...
  • Ibuprofeno, diclofenaco ou nimesulida. ...
  • Soro fisiológico. ...
  • N-acetilcisteína. ...
  • Loratadina e dexclorfeniramina.

Repouso e distanciamento
O descanso é essencial para se recuperar rapidamente e tratar corretamente uma gripe forte. Através desse repouso, você evita a sobrecarga no organismo e se mantém em um ambiente estável, facilitando a recuperação e resposta imunológica.

Quando a dúvida está nos medicamentos que são bons para a gripe, o mais indicado é optar por ativos que atuam como analgésico, antitérmico e antialérgico. O analgésico alivia as dores de cabeça e no corpo, diminuindo o mal-estar causado pela gripe forte. O antitérmico, por sua vez, ajuda a controlar a febre.