O que é melhor BCAA ou glutamina?

Perguntado por: msantana . Última atualização: 19 de julho de 2023
4.9 / 5 20 votos

Se você quer ganhar massa muscular e aumentar seus músculos, o BCAA é a escolha mais indicada, pois oferece resultados mais rápidos. Por outro lado, se o seu objetivo é acelerar a recuperação muscular no pós-treino, a Glutamina é a melhor opção, pois restaura os tecidos de forma mais eficaz que o BCAA.

Bcaa é o nome dado a junção de três aminoácidos essenciais, ou seja, diferente da glutamina, aminoácidos essenciais são aqueles que o nosso corpo não produz, sendo necessário o complemento na forma de alimento ou suplemento. Os três aminoácidos que compõe o Bcaa são: a valina, leucina e isoleucina.

Geralmente, não há problemas em se tomar o BCAA e a glutamina juntos, inclusive o BCAA até melhora os níveis plasmáticos e a absorção de glutamina para a recuperação pós-treino. O ideal é que se consulte seu nutricionista, mas não existem muitas contraindicações.

A combinação de BCAA e glutamina pode ajudar na recuperação muscular e redução de fadiga durante exercícios físicos intensos, além de aumentar a síntese proteica e proteger a massa muscular.

creatina monoidratada

A mais indicada é a creatina monoidratada, por ser melhor absorvida e trazer melhores resultados. Além disso, a creatina é um suplemento para tomar antes do treino, garantindo assim seu desempenho durante a atividade.

De modo geral, podemos dizer que ambos auxiliam na recuperação e desenvolvimento de massa muscular, contudo a creatina tem sua funcionalidade mais bem aplicada durante a fase de treino, enquanto o BCAA está mais envolvido na fase de recuperação.

A creatina servirá para fornecer energia para os músculos enquanto que a glutamina irá atuar no sistema imunológico e na captação de água. O recomendado, nesse caso, é a ingestão de 1 grama de Creatina por cada 10 kg de peso corporal e de 5 a 10 gramas de Glutamina.

A Glutamina contribui na melhora das funções intestinais e consequentemente o sistema imunológico, além de auxiliar atletas na recuperação muscular e síntese de proteínas (aumento de massa muscular).

Caso não haja glutamina suficiente, a produção endógena pode demorar horas e até dias para restabelecer os valores normais após treinamentos intenso.

A glutamina é uma importante fonte de energia para as células de defesa do organismo, fortalecendo o sistema imunológico. Por isso, a suplementação com esse aminoácido é recomendada para pessoas que estão se recuperando de lesões, queimaduras e cirurgias, pois ajuda a acelerar a cicatrização e prevenir infecções.

Em resumo, o BCAA é um suplemento que contém três dos dez aminoácidos essenciais para o nosso organismo. Seu consumo é uma alternativa para suprir a carência desses nutrientes da alimentação, dar um gás na formação de proteínas e auxiliar no ganho de massa muscular.

Geralmente, o uso do BCAA é recomendado no pós-treino, com a intenção de contribuir para o aumento da síntese proteica, recuperando e aumentando o músculo para o próximo treinamento. Quando suplementado no pré-treino, ele também auxilia na melhora da resistência e, por consequência, da performance, evitando a fadiga.

Esses aminoácidos essenciais ajudam as células a produzir proteínas. Eles estão presentes em exercícios físicos, principalmente no processo de geração de energia durante esportes de longa duração, evitando assim a fadiga central. Os suplementos de BCAA podem ser encontrados em cápsula, pó e também líquido.

A suplementação a base de whey protein e creatina, por exemplo, são compostos importantes para auxiliar no ganho de músculos. Essas substancias irão atuar como uma fonte rápida de energia. No entanto, lembre-se de consultar um profissional de sua confiança para incluir no plano de treinos esses compostos.

Leia o texto até o fim e se surpreenda.

  • Whey Protein. O Whey Protein pode ser consumido antes ou depois do treino (Fonte: Shutterstock) ...
  • Creatina. O uso da creatina deve ser combinado com um estilo de vida saudável (Fonte: Shutterstock) ...
  • BCAA. ...
  • Maltodrextina. ...
  • Albumina. ...
  • Glutamina. ...
  • Termogênicos.