Quais exames pedir para ginecomastia?

Perguntado por: imodesto . Última atualização: 19 de julho de 2023
4.4 / 5 11 votos

Esses exames podem ser:

  • Dosagem de LH, FSH, HCG, TSH, estradiol, prolactina e testosterona;
  • Mamografia ou ecografia mamária, especialmente se a palpação ou o histórico do paciente levam à suspeita de câncer de mama;
  • Ecografia de bolsa escrotal, principalmente se o médico notar alterações durante a palpação testicular.

Exames de sangue no diagnóstico de ginecomastia
Após a consulta, o paciente deve fazer exames para saber os níveis de testosterona, estradiol, LH e ß-HCG. Outros exames devem ser solicitados com base em sua história e exame físico.

Além da avaliação clínica, com base na palpação da mama, a realização de exames de sangue e imagem também faz parte da detecção da ginecomastia. Afinal, o crescimento das mamas pode estar associado a causas fisiológicas e causas exógenas.

A testosterona em excesso é convertida em estrogênio. Quando isso acontece, a ginecomastia pode surgir. Outra reação negativa, é a queda na produção de espermatozoides e testosterona. E mais uma vez o estrogênio se desequilibra e causa ginecomastia.

Se você está em busca de um profissional para saber se você tem ginecomastia, o correto é procurar um médico especialista que poderá ser o endocrinologista, o cirurgião plástico ou o mastologista.

Este novo exame, Aromatase P 450, é um marcador que pode, junto a outros exames, esclarecer essas falhas de implantação.

Check-up homem – até 45 anos: Hemograma, Colesterol Total,HDL, LDL, VLDL, Triglicerídeos, Glicose, Hemoglobina Glicosilada, GGT, TGO, TGP, Proteínas Totais e Frações, Sódio, Potássio, Creatinina, Ureia, PCR, TSH e Urina 1. PCR, TSH, Urina 1, Testosterona Total, Vitamina D, PSAT/LIVRE e Pesq. Sangue oculto.

O preço médio de uma cirurgia de correção de ginecomastia no Brasil variar entre 9 e 25 mil Reais, de acordo com a complexidade do caso, e também dependendo do Hospital onde seria realizada a cirurgia.

O principal sintoma da ginecomastia é o desenvolvimento de tecido mamário excessivo em um ou em ambos os seios. Isso pode causar desconforto e constrangimento em muitos homens, especialmente quando estão em situações públicas ou sociais.

O primeiro grau da ginecomastia é caracterizado por um aumento discreto nas mamas masculinas. A massa da glândula mamária não ultrapassa o valor de 250g. Apesar de ser um aumento pequeno, já é possível perceber que a mama fica com um aspecto “saltado”.

Existem 3 classes de medicamentos que são indicadas para tratamento da ginecomastia: andrógenos (testosterona, diidrotestosterona, danazol), inibidores de aromatasa (anastrozol, letrozol) e anti-estrogênicos (clomifeno, tamoxifeno, raloxifeno).

O tamoxifeno, um antiestrogênico com grande afinidade pelas células mamárias têm demonstrado grande eficácia no tratamento da ginecomastia, principalmente quando está no começo. Alguns estudos demonstram eficácia de quase 100% na ginecomastia puberal (do adolescente) e de até 78% em outros casos de ginecomastia.

Acrescentar ou aumentar alimentos que contêm cálcio e zinco também pode ajudar a combater a ginecomastia, visto que, o cálcio regula a absorção de estrogênio e zinco pode aumentar os níveis de testosterona. Ostras e carne vermelha apresentam altos níveis de zinco, de preferência de origem orgânica.

Nos homens, a mastologia pode realizar também o estudo de condições como a ginecomastia, que ocorre quando há um aumento considerável no volume das mamas em homens, causado por motivos hormonais ou pelo uso de medicamentos.

Há muitos sucos que são úteis para eliminar as mamas. Um dos mais importantes é o suco de limão. Porque é muito alto em alcalinidade, acrescentando suco de limão para a sua água ou em outras bebidas, pode ajudar a regular o seu nível de PH e hormônios, reduzindo, portanto, suas mamas.

Os riscos da Ginecomastia são os mesmos riscos gerais de qualquer cirurgia: infecção, sangramento e reações à anestesia.