Qual Exame de sangue detecta ginecomastia?

Perguntado por: ubaptista6 . Última atualização: 19 de julho de 2023
4.1 / 5 3 votos

Após a consulta, o paciente deve fazer exames para saber os níveis de testosterona, estradiol, LH e ß-HCG. Outros exames devem ser solicitados com base em sua história e exame físico.

A testosterona em excesso é convertida em estrogênio. Quando isso acontece, a ginecomastia pode surgir. Outra reação negativa, é a queda na produção de espermatozoides e testosterona. E mais uma vez o estrogênio se desequilibra e causa ginecomastia.

Se você está em busca de um profissional para saber se você tem ginecomastia, o correto é procurar um médico especialista que poderá ser o endocrinologista, o cirurgião plástico ou o mastologista.

Esses exames podem ser:

  • Dosagem de LH, FSH, HCG, TSH, estradiol, prolactina e testosterona;
  • Mamografia ou ecografia mamária, especialmente se a palpação ou o histórico do paciente levam à suspeita de câncer de mama;
  • Ecografia de bolsa escrotal, principalmente se o médico notar alterações durante a palpação testicular.

Existem 3 classes de medicamentos que são indicadas para tratamento da ginecomastia: andrógenos (testosterona, diidrotestosterona, danazol), inibidores de aromatasa (anastrozol, letrozol) e anti-estrogênicos (clomifeno, tamoxifeno, raloxifeno).

O tratamento com tamoxifeno é mais efetivo iniciado precocemente, isto é, na fase ativa ou inflamatória da ginecomastia. A terapia com testosterona somente está indicada para os casos de ginecomastia causada por deficiência da produção deste hormônio.

Além da avaliação clínica, com base na palpação da mama, a realização de exames de sangue e imagem também faz parte da detecção da ginecomastia. Afinal, o crescimento das mamas pode estar associado a causas fisiológicas e causas exógenas.

Assim, uma forma fácil de saber a qual dos dois casos se refere, é apalpar a área das mamas, perto da aréola. Se a região estiver dura, densa ou dolorida, pode se tratar de ginecomastia . Por outro lado, se estiver mole, é porque há gordura, provavelmente se tratando de uma pseudoginecomastia.

O diagnóstico de ginecomastia é feito através do exame físico. Deve ser diferenciada de pseudoginecomastia, que é a deposição de tecido adiposo na região mamária.

O tratamento medicamentoso é controverso, e a medicação utilizada é o tamoxifeno na dose de 10-20 mg/dia por 3-6 meses. É importante considerar o aumento de eventos tromboembólicos em usuários de tamoxifeno. O tratamento cirúrgico é o mais indicado em casos de ginecomastia idiopática sem regressão espontânea.

Na cirurgia de ginecomastia, o preço médio varia entre R$15.890,00 até R$20.780,00 (Julho/2023). Essa é a média do valor praticado pelas principais clínicas de cirurgia plástica de São Paulo. Porém, para saber exatamente quanto custa a ginecomastia, é necessário passar em avaliação com o cirurgião.

Tamoxifeno (40 mg/ dia por 2-4 meses) e Raloxifeno: moduladores seletivos do receptor de estrogênio. Alcança 80% dos casos apresenta regressão completa.