É possível perder ginecomastia?

Perguntado por: ehipolito . Última atualização: 19 de julho de 2023
4.7 / 5 7 votos

Os casos de ginecomastia em graus mais avançados podem nem mesmo ser resolvidos com medicação, exigindo a realização da cirurgia de remoção da glândula mamária – que também pode incluir a lipoaspiração.

A cirurgia de ginecomastia pode ser a solução ideal para você se sentir bem novamente e perder a vergonha de ficar sem camisa ou usar determinadas roupas. Faça essa transformação por você e pelo seu bem estar!

Ginecomastia: existe tratamento natural? Sabendo que a causa da ginecomastia é majoritariamente hormonal e em alguns casos acúmulo de gordura na região da mama, tratamentos caseiros e naturais não são recomendação médica.

Quando a enfermidade estiver num período inferior a 18 meses (ginecomastia grau 1), o tratamento mais indicado é o medicamentoso. Agora, se a ginecomastia ultrapassa o período de 18 meses e não apresenta nenhum sinal de regressão, o paciente é encaminhado para o procedimento cirúrgico.

A ginecomastia é uma enfermidade que persiste em apenas 5% dos casos. Em média, 30 a 40% dos homens apresentam essa doença em diferentes graus. Não é uma doença grave, mas quem tem, se sente desconfortável com a própria aparência. Por sorte, no período de 12 a 18 meses ela tende a sumir.

Uma opção de tratamento natural para ginecomastia é optar por exercícios físicos que objetivam fortalecer o peitoral e emagrecer, queimando toda a gordura localizada. Além disso, os tratamento estéticos com aparelhos que eliminam a gordura e que melhoram a firmeza da pele também podem ser usados.

Carnes gordurosas. As carnes gordurosas não são recomendadas para quem tem ginecomastia por dois motivos: primeiro, no caso da carne bovina, ela apresenta níveis elevados de estrogênio, por conta do contato com o leite da vaca.

Nestes casos, a correção pede uma cirurgia mais extensa – uma mamoplastia – pois, além de remover o excesso de tecido mamário, será necessário, também, remover o excesso de pele, corrigindo a posição da aréola e mamilo; portanto, uma lipoaspiração não será suficiente neste caso.

Carne magra, aves e peixes são boas fontes de proteína. A proteína é mais fácil para queimar e também alimenta os músculos. Isto pode melhorar o metabolismo dramaticamente enquanto privando o corpo de amidos, principal culpado de depósitos de gordura no corpo.

Classificação da Ginecomastia (Simon, 1973)

  1. Ginecomastia Grau 1. Pequeno aumento da mama, sem sobra de pele.
  2. Ginecomastia Grau 2. Aumento moderado da mama, sem sobra de pele ou com excesso de pele.
  3. Ginecomastia Grau 3. Grande aumento da mama, com excesso de pele.

A ginecomastia é um problema que causa diversos danos à autoestima, qualidade de vida e até mesmo nas relações sociais do paciente que possui essa condição. Diferente do que muitas pessoas pensam, a ginecomastia não é uma doença, mas sim um sintoma de algo maior.

Para quem tem ginecomastia, o uso de tecidos mais leves faz com que a mama fique marcada, gerando desconforto. Dessa forma, optar por tecidos mais discretos ou escuros ajuda a disfarçar a ginecomastia e fazer com que o homem em questão se sinta mais confortável ao usar uma peça de roupa tão comum.

Os pacientes muitas vezes descrevem como o inchaço desaparece quando eles ficam frios, quando beliscam o mamilo, ou quando eles saem de uma piscina. Isso é causado pelo inchaço do excesso de tecido mamário localizado diretamente abaixo do mamilo.