Tem como regredir a ginecomastia?

Perguntado por: salencastro . Última atualização: 19 de julho de 2023
4.6 / 5 14 votos

Como a ginecomastia nos adolescentes desaparece em 90% dos casos sem tratamento dentro de 3 anos, o tratamento ativo não é necessário, sendo apenas necessário um acompanhamento do caso, assim como da dosagem hormonal do paciente. No entanto, mamas com um diâmetro superior a 4 cm podem não regredir.

Os principais remédios para ginecomastia são: Tamoxifeno, Letrozol, Anastrazol, Dostinex e Clomifeno. Esses medicamentos prometem eliminar e diminuir o crescimento das mamas nos homens, bem como evitar ginecomastia por esteróides ou medicamentos, algo comum em determinados casos.

Algumas pessoas acreditam que tem como reduzir a mama masculina com musculação, ou mesmo usar exercícios para diminuir a ginecomastia. Porém, isso não é possível. Na verdade, se você definir o peitoral, a glândula pode ficar ainda mais destacada na pele esticada, mesmo em ginecomastia leve.

A ginecomastia é uma enfermidade que persiste em apenas 5% dos casos. Em média, 30 a 40% dos homens apresentam essa doença em diferentes graus. Não é uma doença grave, mas quem tem, se sente desconfortável com a própria aparência. Por sorte, no período de 12 a 18 meses ela tende a sumir.

Carnes gordurosas. As carnes gordurosas não são recomendadas para quem tem ginecomastia por dois motivos: primeiro, no caso da carne bovina, ela apresenta níveis elevados de estrogênio, por conta do contato com o leite da vaca.

Água. Junto com os sucos e chás, água é extremamente importante para ajudar a eliminar a ginecomastia. Não só água ajuda a perder peso, reduzir a sua fome, mas também irá ajudá-lo a fazer o seu corpo ficar mais alcalino. A água também é extremamente importante para sua saúde em geral.

Uma opção de tratamento natural para ginecomastia é optar por exercícios físicos que objetivam fortalecer o peitoral e emagrecer, queimando toda a gordura localizada. Além disso, os tratamento estéticos com aparelhos que eliminam a gordura e que melhoram a firmeza da pele também podem ser usados.

Nestes casos, a correção pede uma cirurgia mais extensa – uma mamoplastia – pois, além de remover o excesso de tecido mamário, será necessário, também, remover o excesso de pele, corrigindo a posição da aréola e mamilo; portanto, uma lipoaspiração não será suficiente neste caso.

Classificação da Ginecomastia (Simon, 1973)

  1. Ginecomastia Grau 1. Pequeno aumento da mama, sem sobra de pele.
  2. Ginecomastia Grau 2. Aumento moderado da mama, sem sobra de pele ou com excesso de pele.
  3. Ginecomastia Grau 3. Grande aumento da mama, com excesso de pele.

Carne magra, aves e peixes são boas fontes de proteína. A proteína é mais fácil para queimar e também alimenta os músculos. Isto pode melhorar o metabolismo dramaticamente enquanto privando o corpo de amidos, principal culpado de depósitos de gordura no corpo.

A ginecomastia é um problema que causa diversos danos à autoestima, qualidade de vida e até mesmo nas relações sociais do paciente que possui essa condição. Diferente do que muitas pessoas pensam, a ginecomastia não é uma doença, mas sim um sintoma de algo maior.

Para quem tem ginecomastia, o uso de tecidos mais leves faz com que a mama fique marcada, gerando desconforto. Dessa forma, optar por tecidos mais discretos ou escuros ajuda a disfarçar a ginecomastia e fazer com que o homem em questão se sinta mais confortável ao usar uma peça de roupa tão comum.