É bom tomar glutamina em jejum?

Perguntado por: imartins . Última atualização: 19 de julho de 2023
4.1 / 5 11 votos

Como o intestino é responsável por 70% da nossa imunidade, a glutamina se torna essencial. Boa parte desse aminoácido fica no intestino quando consumido e, para que ela atinja 100% da sua eficiência, o melhor é consumir a glutamina em jejum, porém ela pode ter benefícios quando consumida em outros horários.

Como o intestino é responsável por 70% da nossa imunidade, ela é tão essencial. Boa parte da glutamina consumida fica no intestino e, para que ela atinja 100% da sua eficiência, o melhor é consumi-la em jejum. O melhor horário de uso é antes de deitar, ou antes do café da manhã.

Glutamina ao acordar
Para diminuir os efeitos deletérios da falta de nutrientes para os músculos, o consumo de 3-5 gramas de glutamina ainda em jejum parece ser bastante benéfico.

Como tomar glutamina
No entanto, a recomendação indicada é entre 8 a 15 gramas diárias, dividida em 2 a 3 vezes ao longo do dia, juntamente com água ou suco de frutas, podendo ser consumida antes do treino ou antes de dormir.

As contraindicações existentes para o consumo da glutamina são para o grupo de pessoas que tenham diabetes, já que eles não metabolizam de maneira correta esse aminoácido. Mulheres grávidas ou que estejam amamentando, só devem realizar a suplementação se orientada por um médico.

Caso não haja glutamina suficiente, a produção endógena pode demorar horas e até dias para restabelecer os valores normais após treinamentos intenso.

Pode tomar glutamina por quanto tempo? A glutamina é um nutriente não essencial ou, em alguns casos, condicionalmente essencial, que desempenha um papel importante no organismo, assim como qualquer outro aminoácido. Em geral, ela pode ser consumida de forma segura por longo período.

No organismo, a glutamina faz parte das proteínas e é uma fonte de energia, sendo importante para a produção das células do sistema imunológico, principalmente aquelas que estão no intestino. “A glutamina é uma espécie de alimento das células do intestino.

A glutamina serve principalmente para a manutenção da massa muscular, além de auxiliar na resistência osteomuscular. Atletas e pessoas que praticam atividade física costumam consumir a glutamina em sua dieta. Ela é essencial para a performance esportiva e auxilia diretamente no tempo de recuperação após os treinos.

A glutamina antes de dormir não apresenta efeitos contraditórios ao esperado, contudo, se você consumir doses acima do recomendado, poderá sentir desconforto abdominal durante a noite. Situações como prisão de ventre devido ao excesso de gases podem incomodar e interferir no sono.

A creatina servirá para fornecer energia para os músculos enquanto que a glutamina irá atuar no sistema imunológico e na captação de água. O recomendado, nesse caso, é a ingestão de 1 grama de Creatina por cada 10 kg de peso corporal e de 5 a 10 gramas de Glutamina.

Quais os benefícios da glutamina?

  • Melhora da integridade intestinal.
  • Melhora na resistência.
  • Diminuição da queimação muscular.
  • Alto valor biológico.
  • Melhora da recuperação muscular.
  • Rápida fonte de aminoácidos.
  • Melhora do sistema imunológico.
  • Manutenção da massa magra.