Quais são os efeitos colaterais do BCAA?

Perguntado por: aferrari3 . Última atualização: 20 de julho de 2023
4.9 / 5 6 votos

Náuseas; Dores de cabeça; Aumenta o risco de doenças cardiovasculares para quem já tem predisposição genética; Agravamento de doenças como a de Lou Gherig e Esclerose Lateral Amiotrófica.

Em resumo, o BCAA é um suplemento que contém três dos dez aminoácidos essenciais para o nosso organismo. Seu consumo é uma alternativa para suprir a carência desses nutrientes da alimentação, dar um gás na formação de proteínas e auxiliar no ganho de massa muscular.

Inúmeros estudos que testaram a sua suplementação não viram efeito benéfico em dietas já adequadas em proteínas. A suplementação só funciona em casos extremos de baixo consumo de proteína animal ou em longos períodos de jejum e restrição calórica.

Se usado corretamente e nas doses orientadas pelo nutricionista, não há nenhum efeito colateral causado pelo BCAA.

Os suplementos, em geral, são indicados para atletas, e não adianta nada tomá-los sem fazer exercícios. O suplemento aumenta a quantidade de proteínas no corpo que vão se associar às fibras musculares, mas é a atividade física quem realmente causa o ganho de massa muscular.

Os resultados surgem desde a primeira sessão pela capacidade de maior absorção, devido o método injetável. O recomendável é a aplicação semanal e após a aplicação deve fazer a musculação ate 2h depois de aplicado, para maior aproveitamento dos aminoácidos.

A aplicação do BCAA pode ser realizada uma vez por semana. Após o procedimento, no mesmo dia, o paciente tem o prazo de até duas horas para realizar atividade física e conseguir uma maior produtividade do BCAA nas fibras musculares, permanecendo a atividade muscular durante uma semana.

“O BCAA é um composto de três aminoácidos essenciais e não apresenta contraindicações. Seu consumo pode ser realizado por qualquer indivíduo saudável. Porém, quando consumido em cápsulas ou em pó, a dosagem deve ser prescrita por um profissional.

De modo geral, podemos dizer que ambos auxiliam na recuperação e desenvolvimento de massa muscular, contudo a creatina tem sua funcionalidade mais bem aplicada durante a fase de treino, enquanto o BCAA está mais envolvido na fase de recuperação.

Segundo o fabricante, a ingestão diária é de quatro cápsulas, sendo duas antes do treino e duas após. Seu consumo contribui para elevar o desempenho durante as atividades físicas e ainda é capaz de prevenir as dores musculares. Além disso, ele é a opção com o melhor custo-benefício dessa seleção!

Quando em excesso ele pode causar ganho de peso, quadros de ansiedade e depressão, além de atrapalhar na hipertrofia. O BCAA quando é utilizado seja antes ou após o treino ajuda na redução desse hormônio. Outra dica é sempre ter uma boa noite de sono, o cansaço em excesso também pode aumentar as taxas de cortisol.

1. BCA Atlhetica Nutrition 2:1:1. Considerado o melhor BCAA para quem quer um bom custo-benefício aliado a uma marca de qualidade e reconhecimento, o Atlhetica Nutrition 2:1 abre a nossa lista! Ele é formado pelos três principais aminoácidos, ou seja, leucina, isoleucina e valina, além de vitamina B6.