O que comer para substituir o BCAA?

Perguntado por: vramos6 . Última atualização: 20 de julho de 2023
4.8 / 5 4 votos

Quem deseja uma carga extra de energia para começar a se exercitar, especialmente, naqueles dias em que a preguiça prevalece, pode substituir a suplementação artificial BCAA por alimentos como o frango, que tem os mesmos aminoácidos encontrados no suplemento. A quinoa é boa opção para vegetarianos e veganos.

Frango

Frango com batata doce
Pois a dupla une proteínas de alto valor biológico, isso é, são bem absorvidas pelo organismo, e carboidratos bons que liberam energia aos poucos. E anote: o frango tem os aminoácidos que o fazem o perfeito substituto para o BCAA.

carne vermelha

Um dos principais alimentos ricos em creatina natural é a carne vermelha, especialmente a carne magra. Estima-se que cada 500 gramas de carne crua contém cerca de 2 a 2,5 gramas de creatina.

Aqui vale ingerir:

  • batata doce ou inglesa.
  • fruta (banana de preferência)
  • macarrão (a sugestão é usar massa integral)
  • arroz integral.
  • pão integral.

Ovos, carnes, frango, proteínas no leite, como o whey protein – são exemplos de alimentos ricos em BCAA. Se você consumir proteína vinda desses alimentos, na quantidade ideal calculada pelo seu peso corporal, não existe a necessidade de suplementar BCAA.

Inúmeros estudos que testaram a sua suplementação não viram efeito benéfico em dietas já adequadas em proteínas. A suplementação só funciona em casos extremos de baixo consumo de proteína animal ou em longos períodos de jejum e restrição calórica.

Ovos, carnes (como frango ou patinho moído), atum, iogurte ou até leite são bons substitutos. Cem gramas de carne bovina, por exemplo, tem cerca de 450g a 500mg de creatina por porção. Bacalhau, linguado, frango, ovos e leite são outros ingredientes abundantes nessa substância.

Pois, ao contrário do que alguns podem pensar, esses dois alimentos que são ricas fontes de proteínas, não possuem quantidades significativas de creatina. O ovo possui apenas 0,1 g/kg e em 1 litro de leite há apenas 0,1 g.

Entre algumas opções para obter creatina, podemos citar: atum, sardinha, bacalhau, salmão, camarão, mexilhões e o arenque. A melhor opção em termos de obtenção de creatina é o arenque. Uma porção normal desse peixe rende de 6 a 10g da proteína.

Segundo a profissional entrevistada, pode sim. “Os ovos são uma excelente fonte de proteína e podem ser incluídos em uma refeição pré-treino.

Os principais suplementos que podem ser usados para melhorar o desempenho e ganhar massa muscular são:

  1. Whey protein. ...
  2. Creatina. ...
  3. BCAA. ...
  4. Glutamina. ...
  5. Caseína. ...
  6. Carnitina. ...
  7. L-arginina. ...
  8. Proteínas vegetais.

Treino - o que comer antes e depois
Se o espaço for mais longo, de 2 a 3 horas: pode optar por refeições maiores e mais completas, compostas por alimentos ricos em carboidratos, como batata-doce, aipim, inhame, arroz, macarrão, acompanhados de alimentos ricos em proteínas (carnes, peixes, ovo), vegetais e legumes.