Quando deito sinto catarro na garganta?

Perguntado por: aneves . Última atualização: 20 de julho de 2023
3.9 / 5 5 votos

As principais causas do catarro constante na garganta são: alergia, fumo, álcool, cafeína, alimentos (leite, ovo, trigo), infecção viral ou bacteriana, gravidez e alterações estruturais (desvio de septo, por exemplo), medicamentoso (uso de vasoconstritor nasal).

8 dicas de como tirar catarro da garganta

  1. Gargarejo com água morna e sal. ...
  2. Aumento da ingestão de líquidos. ...
  3. Inalação de vapor e nebulização. ...
  4. Lavagem nasal. ...
  5. Cuidados com a alimentação. ...
  6. Uso de umidificadores de ambiente. ...
  7. Chás. ...
  8. Medicamentos com ação expectorante.

O catarro branco é um muco espesso e opaco, comumente associado a refluxo gastroesofágico, alergias respiratórias ou infecções virais. Sintomas incluem congestão nasal, tosse e dor de garganta. O tratamento envolve hidratação, medicamentos, como antialérgicos, antiácidos e descongestionantes, e inalação de vapor.

Caso ele se mostre persistente, severo ou esteja associado a mais sintomas, é altamente recomendado procurar orientação de um médico otorrinolaringologista.

Se houver muito sangue no catarro, é sinal de pode haver um problema mais grave, como tuberculose, pneumonia ou até mesmo câncer de pulmão, fatores que exigem a busca por atendimento médico com urgência.

As principais causas do catarro constante na garganta são: alergia, fumo, álcool, cafeína, alimentos (leite, ovo, trigo), infecção viral ou bacteriana, gravidez e alterações estruturais (desvio de septo, por exemplo), medicamentoso (uso de vasoconstritor nasal).

Principais causas do catarro
A rinite pode ser uma das causas do catarro. As doenças respiratórias são as principais causas para o aumento na produção do catarro, entre elas sinusites, bronquites, asma, pneumonia, rinites, entre outras.

Como tratar o Refluxo Laringo-Faríngeo e acabar com o pigarro? O tratamento para o Refluxo Laringo-Faríngeo é feito através de medicamentos que diminuem a produção de suco gástrico, orientações nutricionais, consulta com especialistas em Otorrinolaringologia e Gastroenterologia e, em alguns casos, cirurgia.

O principal sintoma de DRGE no sistema respiratório é a tosse ou pigarro persistente. Também podem ocorrer falta de ar, chiado no peito e expectoração de acordo com o tipo de complicação pulmonar que a DRGE provocar. Sintoma relativamente comum é o despertar durante o noite como se estivesse sufocado ou asfixiado.

O refluxo precisa ser bem controlado com uso de duas doses diárias de inibidor de bomba de prótons (omeprazol, pantoprazol, lansoprazol, rabeprazol ou esomeprazol). Esta medicação pode ser associada a um antiácido à base de alginato, especialmente ao deitar.

Sedavan Xarope – Divcon
Muito indicado para o tratamento das doenças broncopulmonares e para facilitar a expectoração quando houver acúmulo de secreção, veja porque o Sedavan é considerado o melhor expectorante para diversos pacientes. O xarope conta com o Cloridrato de ambroxol, componente que favorece a expectoração.

''O problema pode estar relacionado a questões simples como ressecamento da garganta, ar condicionado e medicamentos. E em outras ocorrências é consequência de alergias como a rinites e faringites'', conta. O pigarro pode ser isolado ou acompanhado de outros sintomas como tosse e engasgos.

Agendar uma consulta com um otorrinolaringologista é o primeiro passo a ser dado para conhecer a razão do aparecimento do pigarro. Esse especialista irá indicar o tratamento ideal de acordo com a causa diagnosticada. Recomenda-se utilizar somente medicamento somente sob orientação médica.

A produção de catarro pelo organismo é considerada normal, desde que seja ralo e incolor. Mas, se houver muita secreção, é importante procurar auxílio médico para avaliar se o paciente tem alguma doença preocupante. Além da consistência, a cor e o cheiro também servem como alerta.