Como tirar o pus da amígdala?

Perguntado por: mguterres . Última atualização: 20 de julho de 2023
4.5 / 5 16 votos

Não tente tirar os cáseos amigdalianos em casa. Com ajuda médica, é possível remover as bolinhas brancas da garganta, por meio da compressão das amígdalas ou com o uso de uma espátula.

Gargarejo de água morna com sal
A combinação de sal marinho e água morna é muito boa para eliminar microrganismos, aliviar a dor e complementar o efeito de analgésicos e anti-inflamatórios. Basta misturar uma pitada de sal em 100ml de água levemente aquecida, usando a solução para fazer gargarejo até três vezes ao dia.

A amigdalite é geralmente uma inflamação passageira e que se resolve vulgarmente ao fim de 5-7 dias. No entanto, pode causar complicações graves em casos pontuais.

Faça gargarejos com água salgada em temperatura ambiente por 30 segundos após as refeições. Isso pode ajudar tanto a desalojar as pedras quanto a aliviar qualquer dor decorrente de sua presença; Use um fio dental de água (também chamado de Waterpik) para ajudar a remover suavemente a pedra da amígdala.

Quando elas sofrem uma infecção viral ou bacteriana, chamamos de amigdalite. Essa condição é a mais comum de apresentar os pontos de pus na garganta e, devido ao inchaço na região, interfere tanto na hora de engolir os alimentos, como no fluxo normal do catarro, o que pode ocasionar a sinusite.

Cotonete. A remoção caseira dos cáseos amigdalianos pode ser feita utilizando-se cotonetes. Para tanto, posicione a ponta no tecido em redor do cáseo e pressione levemente, fazendo uma pressão suave até retirar a pedra.

· Iogurte; · Gelatina; · Ovos mexidos. Além desses alimentos, é importante usar alho e cebola na confecção dos alimentos porque estes têm a substância alicina, que é anti-inflamatória.

Não tente tirar os cáseos amigdalianos em casa. Com ajuda médica, é possível remover as bolinhas brancas da garganta, por meio da compressão das amígdalas ou com o uso de uma espátula. É possível retirar os cáseos via laser, mas eles podem voltar, portanto, pode não ser um procedimento tão vantajoso.

Alimentos demasiadamente quentes ou frios, ácidos, que contenham cafeína e irritantes como temperos e condimentos, são os tipos que devem ser evitados por quem está com a garganta inflamada”, orienta o otorrinolaringologista Henrique Garchet.

5 remédios caseiros para amigdalite

  1. Repousar. Pessoas com amigdalite devem descansar o máximo possível. ...
  2. Umidificador de ambientes. O ar seco pode irritar ainda mais a garganta e as amígdalas infectadas. ...
  3. Fazer gargarejo com água morna e sal. Esse remédio é antigo! ...
  4. Beber líquidos quentes. ...
  5. Própolis-verde.

O preço da cirurgia de remoção das amígdalas pode variar bastante a depender dos honorários médicos, técnicas empregadas, estrutura hospitalar e localização do hospital. No entanto, o procedimento pode ser encontrado por valores que variam entre R$6.000,00 e R$15.000,00.

“Pessoas com amígdalas muito grandes têm predisposição a esse acúmulo de restos nas criptas (reentrâncias), que, após algumas semanas, resultam em cáseos”, afirma.

Se as bactérias crescerem sem controle, pode-se formar uma coleção de pus (abscesso). Os abscessos podem se formar perto das amígdalas (periamigdalianos) ou junto à garganta (parafaríngeos).

Mas, será que tirar o pus da garganta com um cotonete ou com o dedo está certo? Não está! Em hipótese alguma deve ser feito esse procedimento, já que a infecção pode piorar e tirar o pus não vai fazer com que o corpo pare de produzi-lo.

Banana. A banana é uma fruta altamente nutritiva e além de saborosa, é versátil, excelente fonte de energia e pode ser consumida sem problemas mesmo quando sentimos dor na garganta, pois é um alimento leve. É possível também comê-la em pequenos pedaços, facilitando a ingestão.

VERDADES E MENTIRAS SOBRE A DOR DE GARGANTA
No entanto, se a causa for infecciosa, o sorvete ou as bebidas geladas podem piorar o quadro infeccioso. Isso acontece porque, em baixa temperatura, os cílios da mucosa – que são uma proteção natural – podem paralisar, prejudicando o funcionamento e piorando a infecção.