Qual melhor enxaguante para caseum?

Perguntado por: upeixoto9 . Última atualização: 20 de julho de 2023
4.5 / 5 7 votos

O enxaguatório bucal Halitus é o primeiro e único produto no mundo que tem um efeito positivo no controle da formação dos cáseos amigdalianos.

Gargarejo de água com sal e com vinagre de maçã
Cada gargarejo deve durar 40 segundos e ser feito, no máximo, 3 vezes por dia. O gargarejo com vinagre de maçã, por sua vez, deve ser preparado ao misturar, em meio copo de água, 1 colher de chá deste vinagre.

Gargarejos com soluções higiênicas - como cepacol e listerine - podem ser atenuantes, mas não a solução. Cutucar as amigdalas no intuito de tirar o caseum também não resolve e pode provocar infecção. Feito o diagnóstico, retirar as amígdalas é a única forma de solucionar o problema definitivamente.

O Malvona é destinado ao tratamento das afecções da boca, gengiva e garganta e é indicada para o alívio dos sintomas da dor de garganta.

“Pessoas com amígdalas muito grandes têm predisposição a esse acúmulo de restos nas criptas (reentrâncias), que, após algumas semanas, resultam em cáseos”, afirma.

A indicação da remoção das amígdalas deve vir de um otorrinolaringologista, médico esse especializado em ouvido, nariz e garganta, e capacitado para a realização da amigdalectomia, cirurgia para retirar as amígdalas.

Não tente remover uma pedra sozinha com o dedo ou com uma escova de dentes. Isso pode causar danos aos tecidos delicados de suas amígdalas. É melhor consultar um dentista ou um otorrinolaringologista que possa desalojar suavemente uma pedra da amígdala com um instrumento apropriado.

3- Ter grandes quantidades de alimento para as bactérias, especialmente pelezinhas que se descamam dos lábios e bochechas e excesso de muco na garganta. Essas pelezinhas descamadas e o muco da garganta são fontes de proteínas, que é o alimento predileto das bactérias que formam os cáseos e saburra3.

O preço da cirurgia de remoção das amígdalas pode variar bastante a depender dos honorários médicos, técnicas empregadas, estrutura hospitalar e localização do hospital. No entanto, o procedimento pode ser encontrado por valores que variam entre R$6.000,00 e R$15.000,00.

Uma das principais causas para os cáseos amigdalianos é a ausência ou má higienização bucal, uma vez que os resíduos dos alimentos acumulados no interior da boca favorece a multiplicação de bactérias. Diante disso, torna-se indispensável uma saúde bucal em dia para prevenir esta condição.

Gargarejo com água morna e sal
Recomenda-se que os gargarejos sejam feitos utilizando-se água morna com sal porque possui ação bactericida, antimicrobiana e desinfectante, ajudando a eliminar os microrganismos. Enquanto os sintomas persistirem, é recomendado que sejam feitos, ao menos, dois gargarejos por dia.

Embora não seja realizada com tanta frequência hoje em dia como antigamente, às vezes a amigdalectomia, ou seja, a remoção cirúrgica das amígdalas, é a melhor maneira de prevenir cáseos e quaisquer outros problemas que você tenha nas amígdalas. Pense nas amígdalas como o apêndice da sua boca.

Elimina os germes que causam gengivite. Combate placa bacteriana e mau hálito. Recomendado para uso após procedimentos odontológicos. Permanece ativo por até 8 horas, combatendo as bactérias salivares.

O caseum acarreta mau hálito, que se ocasionar incômodo enorme, pode ter solução através da cirurgia.