Porque escovo os dentes e ainda fico com mau hálito?

Perguntado por: efrutuoso . Última atualização: 20 de julho de 2023
4.5 / 5 15 votos

Outras causas que também podem levar ao mau hálito crônico são estresse, uso do tabaco, uso de bebidas alcoólicas frequentes, uso de determinados medicamentos ou tratamentos de saúde, ronco, respiração pelo nariz, baixo consumo de água, entre outros motivos.

Uma má higiene bucal facilita o acúmulo de bactérias, tártaro e resíduos de alimentos na boca. Ou seja, são os ingredientes ideais para o aparecimento do mau hálito. Por isso, é fundamental complementar a escovação dos dentes com o uso do fio dental e a limpeza da língua.

O mais importante é manter uma rotina de higiene bucal completa, abrangendo a escovação correta, uso do fio dental e limpeza da língua, utilizando limpadores específico ou costas de determinadas escovas de dente. Esses hábitos devem ser feitos após as refeições e, principalmente, antes de dormir.

A melhor maneira de evitar o mau hálito é manter as bactérias longe dos dentes. Escová-los após cada refeição (inclusive lanches), usar fio dental (pode ser sempre na última escovação do dia) e aplicar enxaguante bucal são ótimas formas de prevenir o mau hálito.

Uma das causas mais associadas à halitose é a diminuição do fluxo salivar, conhecida como xerostomia. Vários fatores interferem na produção das glândulas salivares, entre eles determinadas drogas e certos problemas respiratórios. Pacientes que respiram pela boca sofrem ressacamento da mucosa, o que favorece a halitose.

Se sentir um odor estranho, então você está com halitose; Escove os dentes que ficam no fundo da arcada dentária, retire a escova da boca e cheire-a. Se ela estiver com um cheiro ruim, você provavelmente tem mau hálito; Esfregue a língua levemente, com uma escova de dente, e depois cheire.

Constipação intestinal também causa mau hálito
Na prisão de ventre, o bolo fecal não eliminado produz compostos que são absorvidos pela corrente sanguínea. Ao serem, em seguida, eliminados pelos pulmões, deixam um mau cheiro na boca.

Quando o conteúdo do estômago, eventualmente, volta até a boca, seu odor também é ácido , assim como no arroto, muito diferente do cheiro característico do mau hálito, e dura poucos segundos, ao contrário ao odor da halitose, que pode persistir por períodos muito mais prolongados ou, até mesmo, ser constante.

Chá de gengibre. O gengibre é um remédio caseiro muito conhecido por tratar o mau hálito, podendo ser consumido in natura. No entanto, o chá da raiz também ajuda a eliminar micro-organismos que causam odor ruim na boca.

Uma forma de saber se você tem mau hálito é cobrir sua boca e nariz com a mão, exalar e sentir o hálito. Uma outra forma é perguntar a alguém em quem você confia como está o seu hálito.

Sim, é normal. Quando passamos o fio dental da forma correta, removemos a placa bacteriana que está aderida nos nossos dentes. E essa placa tem cheiro ruim.

Conheça as principais causas do mau hálito

  • Saburra (placa bacteriana depositada sobre a língua);
  • Cárie;
  • Periodontite;
  • Gengivite;
  • Cáseos (placas bacterianas depositadas nas amígdalas);
  • Xerostomia (boca seca);

Portanto, para ter um hálito mais fresco e dentes mais brancos, pare de fumar. Beber bastante água para ficar hidratado e ajudar a eliminar as bactérias e as células mortas da pele na boca, que podem causar mau hálito.

Com o estômago vazio, há uma produção maior de suco gástrico, levando seus gases (e o odor) à boca. Alimentos com mais fibras também ajudam na limpeza bucal e, por isso, podem ser chamados de detergentes. É o caso das maçãs, da cenoura e do pepino, que, para ajudar na eliminação de bactérias, devem ser ingeridos crus.

Sim, o vinagre, mesmo com um cheiro e um gosto fortes, ajuda a eliminar o mau hálito. Use duas colheres de sopa de vinagre e uma colher de sopa de sal diluídos em um copo de água para lavar a boca. É eficaz principalmente quando o mal hálito é proveniente do consumo de cebola e alho.

A halitose tem tratamento e cura, portanto recomenda-se: * Beba água – dois litros por dia para manter a boca sempre úmida; * Evite passar muitas horas sem alimentar-se; o jejum prolongado favorece o aparecimento da halitose; * Caprichar na higiene bucal.