É possível sair catarro pelos olhos?

Perguntado por: umoraes . Última atualização: 20 de julho de 2023
4.4 / 5 8 votos

É normal ter secreção no olho. Nossas lágrimas e as chamadas remelas, por exemplo, indicam que os globos oculares estão sendo constantemente lubrificados e limpos.

Se você está com remela nos olhos em excesso, observe a cor da remela e a frequência que você está precisando limpar os olhos. Uma secreção mais densa e amarelada pode ser sinal de infecção conjuntiva e o melhor a se fazer nesses casos é consultar o oftalmologista para receber o melhor tratamento.

No dia a dia, deve lavar sempre o rosto do bebé ou criança com água morna. Não use qualquer tipo de sabão! Se a remela for excessiva, molhe uma gaze ou compressa esterilizada com soro fisiológico e passe num olho de cada vez.

Se o pus chega aos olhos, por exemplo, eles podem inchar, deixando as pálpebras avermelhadas e irritadas. Fora isso, a secreção pode ainda chegar ao cérebro, causando meningite, como alertou a otorrinolaringologista. Pode ocorrer ainda a sinusite odontogênica, causada por algum problema dentário.

A secreção nos olhos é uma combinação de muco, óleo, células da pele e outros resíduos que se acumulam no canto do olho enquanto você dorme. Pode ser úmida e pegajosa ou seca e com crosta, dependendo de quanto do líquido na descarga evaporou.

O canal lacrimal desemboca no nariz, então provavelmente o soro está fazendo o caminho contrário da lágrima e saindo pelo olho. Nada para se preocupar.

A solução salina pode ser preparada em casa. Para cada litro d'água fervida, acrescente uma colher de chá (09 gramas) de açúcar e outra de sal. Espere esfriar antes de pingá-la no nariz; inalações com solução salina, soro fisiológico ou vapor de água quente ajudam a eliminar as secreções; Evite o ar condicionado.

Ao expectorar, o paciente pode perceber um catarro de cor escura, esverdeado, roseado ou até mesmo com manchas de sangue. Em qualquer situação, você pode procurar atendimento médico para identificar a causa para o sintoma.

Infecções virais respiratórias comuns de apresentarem catarro amarelo é o resfriado comum, a gripe e a bronquiolite viral.

Geralmente, o catarro tem um ciclo de sete dias. Segundo a médica Daniella Porfírio Nunes, do Hospital Sugisawa, caso a secreção permaneça por mais que esse período, um antibiótico pode ser receitado pelo médico. "O mais importante é descobrir a causa, para dar um tratamento adequado", diz.

Além disso, ela pode ser acompanhada por uma tosse persistente e uma secreção que drena do nariz para a garganta. Atenção: se não for tratada, a sinusite, principalmente a aguda, pode levar a complicações mais graves. Se o pus chega aos olhos, as pálpebras podem ficar irritadas e avermelhadas.

No cérebro
O médico acrescenta que a tosse e o sangramento do nariz também sinalizam a sinusite. Rouquidão e tontura são indícios menos óbvios. Complicações da doença podem ainda afetar o globo ocular ou o cérebro. ;O tratamento é indispensável.

Geralmente, o paciente com gripe ou resfriado pode ter conjuntivite, por estar infectado com um vírus, desenvolvendo sintomas como olhos vermelhos, sensibilidade à luz, sensação de corpo estranho, edema palpebral e dor ocular.