Porque retirar as amígdalas faz ganhar peso?

Perguntado por: lbrites6 . Última atualização: 20 de julho de 2023
4.1 / 5 15 votos

Retirar as amígdalas engorda? Depende. Após a cirurgia o paciente pode passar a comer mais porque a deglutição torna-se mais fácil e o olfato e o paladar, mais apurados. Ela também minimiza o seu gasto energético, que antes acontecia com a respiração trabalhosa e com os processos inflamatórios.

A remoção das amígdalas gera um trauma local, que leva a diferentes níveis de inchaço (edema) da garganta. Dependendo da anatomia de cada um. pode haver alguma obstrução nos primeiros dias após a cirurgia, gerando sensação de falta de ar. Como evitar: A cirurgia deve ser realizada da maneira menos traumática possível.

Para Fabiano Haddad Brandão, otorrinolaringologista do Hospital Paulista, os benefícios da amigdalectomia incluem diminuição expressiva das infecções (amigdalites), melhora da halitose (caso as amídalas sejam a causa), da qualidade do sono e, consequentemente, da de vida.

Apesar de ser uma cirurgia pediátrica comum, retirar as amídalas ou adenoides para tratar amigdalite crônica ou infecções recorrentes da orelha média pode aumentar riscos de doenças respiratórias, alérgicas e infecciosas.

É verdade que depois da cirurgia a criança engorda? O aumento de peso pode sim acontecer e geralmente ocorre porque a criança não alimentava-se bem antes da cirurgia e muitas vezes estava abaixo da curva de crescimento.

Como há risco de sangramento no decorrer da cirurgia, pode existir piora de anemia. Já as mudanças de coagulação, podem tornar maiores chances de sangramento. E cada situação deve ter avaliação de modo individual, com procura da causa do distúrbio e tratamento ideal.

Muitas pessoas acreditam que a remoção das amígdalas pode enfraquecer o sistema imunológico do corpo, deixando o indivíduo mais suscetível a infecções e doenças. No entanto, não há evidências científicas que apoiem essa crença.

No entanto, o procedimento pode ser encontrado por valores que variam entre R$6.000,00 e R$15.000,00.

Mesmo com a retirada das amídalas é possível ter dor de garganta porque a cirurgia não vai impedir que ocorram laringites ou faringites – essas são inclusive causa mais frequente de dor de garganta.

Repouso vocal: É importante evitar falar muito após a cirurgia, especialmente nos primeiros dias. O paciente deve evitar gritar, cochichar ou fazer esforço na voz.

→ Função das amígdalas
As amígdalas destacam-se por serem produtoras de linfócitos, ou seja, de células de defesa do organismo. Assim, elas estão relacionadas com a proteção do organismo contra antígenos que entram em nosso corpo pelo ar ou por meio da nossa alimentação.

Estará, sim, livre das amigdalites.

Nesta escala: grau I indica que a amígdala obstrui menos de 25% da via aérea; grau II de 25-50%, grau III de 50-75% e o grau IV maior de 75%. Os pacientes que apresentaram mais de 50% de obstrução da via aérea pela tonsila palatina (graus III e IV) foram considerados com hipertrofia amigdaliana.

De fato, estudos já mostraram recidiva de sintomas obstrutivos em até 8% dos pacientes após as cirurgias de adenoite. Baseados nisso, muitos pediatras recomendam aguardar idades como 4 ou 5 anos para submeter a criança à cirurgia.

Geralmente, o paciente não sente dor, pode ocorrer um leve sangramento pelo nariz, especialmente no dia da cirurgia. Não é utilizado tampão no pós e o paciente sai com a respiração livre, porém, pode ocorrer nariz entupido, e formação de coágulos, o que é resolvido com a lavagem nasal com soro fisiológico.

Atestado e atividades físicas no pós operatório
Em geral, a pessoa fica afastada do trabalho por cerca de 14 dias após a cirurgia. Paciente não fica em repouso absoluto em nenhum momento, sendo estimulado a andar e manter suas atividades normais dentro de casa (não fica dependente de outra pessoa).