Faz Diferença tomar BCAA?

Perguntado por: tfernandes . Última atualização: 20 de julho de 2023
4.6 / 5 16 votos

Conclusão. A maioria dos estudos que mostram efeito benéfico da suplementação de BCAA são feitos em situações irreais de restrição proteica. Se você consome uma boa quantidade de proteína animal você não terá nenhum efeito com essa suplementação. Em caso de veganos e vegetarianos a suplementação pode ser avaliada.

Geralmente, o uso do BCAA é recomendado no pós-treino, com a intenção de contribuir para o aumento da síntese proteica, recuperando e aumentando o músculo para o próximo treinamento. Quando suplementado no pré-treino, ele também auxilia na melhora da resistência e, por consequência, da performance, evitando a fadiga.

O BCAA atua ao contribuir para a reposição destes aminoácidos e, assim, não só evitar a perda muscular, mas proporcionar alívio de dores e da sensação de fadiga.

Como já bem dissemos acima, depende de suas intenções. Se você tomar o BCAA 30 minutos antes ele irá evitar o catabolismo muscular e também a redução de seu desempenho. E, se você tomar o BCAA depois do treino, ele irá estimular a síntese de proteínas e ajudará no processo de hipertrofia muscular.

Tomar o BCAA antes do treino ajuda a regular o hormônio do estresse, que dificulta o ganho de massa muscular, promovendo um equilíbrio estável entre o anabolismo e o catabolismo. Isso é ideal para treinos longos e de alta performance.

De modo geral, podemos dizer que ambos auxiliam na recuperação e desenvolvimento de massa muscular, contudo a creatina tem sua funcionalidade mais bem aplicada durante a fase de treino, enquanto o BCAA está mais envolvido na fase de recuperação.

Possíveis riscos. Os suplementos de BCAA também podem ter riscos para o organismo, pois o excesso de aminoácidos no corpo pode sobrecarregar os rins, causando desconforto, enjoo ou náusea, podendo até mesmo provocar pedra nos rins com o passar do tempo.

Os suplementos, em geral, são indicados para atletas, e não adianta nada tomá-los sem fazer exercícios. O suplemento aumenta a quantidade de proteínas no corpo que vão se associar às fibras musculares, mas é a atividade física quem realmente causa o ganho de massa muscular.

Posso tomar whey, BCAA e creatina juntos? Sim, você pode tomar todos esses suplementos de uma só vez, pois eles se complementam. Além disso, o uso dos três ao mesmo tempo pode melhorar muito o seu desempenho físico e acelerar o seu ganho de massa muscular.

Se você já toma o Whey Protein após o treino, então não precisa realizar a ingestão do BCAA, já que ambos possuem cadeias semelhantes de aminoácidos. Nesse caso você pode usar o BCAA antes do treino e usar o Whey Protein no pós treino.

A suplementação para iniciantes pode ser composta de Whey Protein, aminoácidos BCAAs e Creatina.