Pode tomar dois comprimidos de uma vez só?
Misturar medicamentos pode gerar um problema que recebe o nome de interação medicamentosa, ou seja, ocorre a competição entre os medicamentos de forma a um impedir a ação do outro. Isso pode causar o atraso na melhora ou piora do quadro clínico.
Qual o intervalo de tempo entre um remédio e outro
Essa orientação ficou conhecida como “Regra dos 30 minutos” e se aplicava todos os medicamentos, sem diferenciação entre medicamentos de tempo crítico ou aqueles considerados menos complexos, como suplementos vitamínicos diários.
O que acontece se tomar vários comprimidos de uma vez só
Em casos leves, pode haver vômito, náusea, cefaleia, irritabilidade, aumento da pressão arterial e sudorese. Já os casos graves mostram sintomas como dilatação das pupilas, sonolência, hipotermia e até coma.
Pode tomar um comprimido inteiro
Cortar comprimidos ou modificar a forma dele ou da cápsula são práticas que podem ser prejudiciais à saúde. Tal atitude pode interferir no tratamento e, até mesmo, causar intoxicação e superdosagem.
Pode misturar o remédio
Interação medicamentosa não é brincadeira e pode ser muito perigosa, portanto, cuidado. Não se automedique, consulte seu médico antes de ingerir e principalmente misturar medicamentos por conta própria, e sempre informe aos profissionais de saúde todos os medicamentos que você costuma ingerir, mesmo aqueles “naturais”.
Quanto tempo leva um comprimido para fazer efeito
“Pela via oral, cada medicação pode ter seu tempo de início e de pico variados, porém levam em torno de 40 minutos, em média, para começar a fazer efeito agudo”, afirma a especialista.
O que acontece se tomar 3 remédios de uma vez
Em se tratando da automedicação, a intoxicação pode começar com uma pequena confusão mental até deixar a pessoa mais lenta, reduzir ou aumentar a pupila, provocar mal-estar, náuseas ou vômito e elevar ou abaixar a pressão, por exemplo.
É verdade que o leite corta o efeito do remédio
Por que o leite corta o efeito de alguns remédios? Alessandra Roggerio afirma que a grande quantidade de cálcio presente no líquido pode diminuir a assimilação de substâncias do medicamento pelo corpo devido à formação de quelatos. “Esses quelatos são insolúveis, e dificultam a absorção pelo trato intestinal.
O que acontece se eu tomar dois Dorflex de uma vez
A orfenadrina é uma droga potencialmente tóxica e há relatos de mortes associadas à superdosagem (ingestão de 2 a 3 g de uma só vez). Efeitos tóxicos, tipicamente anticolinérgicos, podem ocorrer, rapidamente em 2 horas, em intoxicação aguda, com convulsões, arritmias 1 cardíacas e morte.
É verdade que o café corta o efeito do remédio
Lembre-se que a cafeína é um estimulante do sistema nervoso central, que pode causar agitação e pressão alta. Se estamos falando de um medicamento destinado a produzir um efeito sedativo ou tranquilizante, misturar com café ou qualquer bebida com cafeína vai ser prejudicial porque vai neutralizar os efeitos da droga.
Pode tomar remédio depois de comer
Tomar uma hora antes ou duas horas depois da refeição seria um intervalo suficiente. Mas atenção: isso não vale para todos os casos. Segundo o especialista, os anti-inflamatórios, a metformina (usada contra o diabetes) e algumas outras medicações precisam ser administradas logo após a refeição.
Faz mal tomar 2 antibióticos juntos
Antibióticos combinados podem ser opção eficaz contra infecções, aponta pesquisa da FCF. Estudos feitos em ratos mostram que atuação conjunta de medicamentos é mais eficaz contra alguns tipos de bactéria.
O que significa tomar 2 comprimidos revestidos
O revestimento é uma operação que consiste no recobrimento da forma farmacêutica (em geral comprimido), a partir da utilização de açúcar (drágeas) ou polímeros (comprimidos revestidos).