Quem tem gordura no fígado pode tomar orlistat?

Perguntado por: adantas . Última atualização: 20 de julho de 2023
4.4 / 5 12 votos

Orlistat pode oferecer ao organismo são a redução das taxas de glicose no sangue, o controle da pressão arterial, auxílio no tratamento da esteatose hepática (acúmulo de gordura no fígado), diminuição do LDL (colesterol ruim) e do ácido úrico.

Como tomar o orlistate
O medicamento pode ser tomado junto com alimentos que contenham gordura, pois ele atua bloqueando a absorção dessa gordura pelo organismo. É fundamental lembrar! O Orlistate deve ser utilizado em conjunto com uma dieta equilibrada e com baixa quantidade de gordura.

Em casos raros, o Orlistat faz mal para o fígado, causando dano hepáticos, como a icterícia, caracterizada pela coloração amarelada da pele e dos olhos. Além disso, pode haver interferências medicamentosas em pacientes que utilizam fármacos para tireoide ou usam contraceptivos hormonais.

Mas nunca deve se fazer uso de suplementos para emagrecer, pois poderá piorar o estado do fígado.

Sendo assim, não deve tomar pacientes:

  • com síndrome de má absorção crônica;
  • com síndrome de má absorção colestase (redução do fluxo biliar);
  • com alguma hipersensibilidade à composição do medicamento;
  • que estão grávidas ou amamentando.

Alguns antidiabéticos estão sendo estudados para serem usados como tratamento da gordura no fígado. A Pioglitazona é o que vem apresentando melhores resultados até então. Outro medicamento que vem apresentando resultados positivos é a Liraglutida.

Você pode Eliminar gordura no fígado rápido reduzindo a ingestão de certos alimentos, por exemplo aqueles que contêm gordura saturada e trans. Dieta Low-Carb, reduzida em carboidratos, também tem bons resultados. O exercício físico regular e o consumo moderado de álcool podem ajudar.

O uso indiscriminado do Orlistat pode provocar coagulação no sangue, problemas de circulação, ósseos (osteoporose) e de visão. O uso de vitaminas sem prescrição médica também é perigoso. É preciso dosar, por meio de exames, as vitaminas para que a suplementação seja feita apenas se existir necessidade.

Efeitos colaterais
O efeito colateral mais comum do tratamento com orlistat é a presença de gotas de gordura nas fezes. Outros sintomas relacionados a não digestão das gorduras são: cólicas abdominais, aumento dos gases, aumento do número de evacuações diárias e incontinência fecal.

A dose recomendada de Orlistate para tratamento do sobrepeso e obesidade é de uma cápsula de 120 mg. Assim sendo, deve-se ingerir o medicamento em cada uma das três refeições principais (durante ou até uma hora após cada refeição). Doses acima de 120 mg, três vezes ao dia, não demonstraram qualquer benefício adicional.