O que é bom para tirar foliculite caseiro?

Perguntado por: alacerda . Última atualização: 20 de julho de 2023
4.7 / 5 12 votos

Uma das formas de aliviar a coceira e inflamação causadas pela foliculite é aplicar compressas mornas de água e sal. Para isso, aqueça a água, adicione sal, mergulhe uma toalha e, depois de torcê-la, coloque sobre a região afetada da pele.

Geralmente, o tratamento recomendado para o tratamento da foliculite é o uso de antibiótico tópico, oral ou uma combinação de ambos. Além disso, também recomenda-se o uso de loções calmantes para aliviar sintomas como coceira, além de cuidados caseiros, como evitar raspar a área.

A solução com água e bicarbonato pode promover uma esfoliação que ameniza as manchas na pele, resultantes da foliculite. Ela também pode ser usada bem diluída em água para fazer compressas e aliviar a coceira e diminuir a inflamação, a grande questão está em como dosá-la.

Vinagre de maçã
Ótimo aliado para limpeza das regiões atingidas pela foliculite.

Faça compressas com água morna
Uma alternativa natural para amenizar a foliculite é fazer compressa usando uma solução com duas xícaras de água morna misturada com uma colher de chá de sal. Isso vai promover uma drenagem da inflamação e acelerar a cicatrização.

Os modos mais comuns de transmissão da foliculite são compartilhamento de lâminas de barbear, contato direto com pele infectada e uso de banhos públicos (como em banheiras de hidromassagem e spas). O compartilhamento de toalhas também deve ser evitado.

No Brasil, o sabonete de enxofre para foliculite se tornou muito popular, inclusive por ser capaz de tratar alguns outros problemas na pele. Esse tipo de sabonete é feito a partir do enxofre, um mineral que possui propriedades anti-inflamatórias, adstringentes e anti bacterianas.

A foliculite pode ser provocada por diversos fatores. Segundo o Dr. Luann Lôbo, as causas mais comuns são: “depilação, especialmente as mais traumáticas, com lâmina ou cera; uso de roupas muito justas e que acumulam umidade na pele; hiperidrose (excesso de suor); obesidade e dermatite seborreica.”

Geralmente de quatro a dez dias.

Neste caso o tratamento é feito com corticoides tópico ou um anti-inflamatório oral, como a Indometacina.

Não se deve espremer, nem furar ou mesmo manipular as lesões causadas pela foliculite, principalmente se as mãos não estiverem higienizadas corretamente.

Um dermatologista pode verificar se a foliculite decorreu de um pelo encravado ou se há micro-organismos promovendo danos. O tratamento mais indicado para se livrar da foliculite crônica é a depilação a laser, que impede o crescimento dos pelos no local mais afetado.

esfoliar o corpo com movimentos circulares suaves ajuda a evitar a que os pelos encravem e, consequentemente, a foliculite. isso porque as células mortas presentes na nossa pele entopem os folículos capilares, resultando no encravamento. com a esfoliação, essas células são removidas, evitando a obstrução dos folículos.