O que não se deve comer quando se tem aftas?

Perguntado por: adantas7 . Última atualização: 12 de julho de 2023
4.7 / 5 20 votos

As aftas reagem muito mal perante determinado tipo de alimentos. Para prevenir as aftas, evite ingerir: Alimentos picantes ou muito condimentados. Alimentos salgados, como alguns snacks, amendoins ou batatas fritas.

Enquanto as aftas permanecerem na boca do paciente é importante que evitar alimentos duros ou que fique mastigando objetos que possam traumatizar a mucosa. “Além disso, alimentos ácidos, refrigerantes, apimentados, café e chocolates precisam ser cortados também.

De acordo com a nutricionista, embora na literatura científica não exista um alimento específico que vai causar afta, o recomendado é, se estiver com afta, evitar os alimentos muito quentes ou gelados, por piorarem a sensação de dor, e os alimentos ácidos, como limão, laranja, abacaxi, pimenta, café, chocolate e ...

Veja alguns exemplos abaixo:

  • Carnes magras;
  • Fruta (como acerola, caju, goiaba, manga, morango, laranja e limão);
  • Leite (fresco ou em pó);
  • Queijos;
  • Iogurtes;
  • Ovos;
  • Vegetais (como brócolis, couve e couve-flor).

Remédios de farmácia
Um bom remédio de farmácia é a pomada chamada Omcilon Orabase ou anti-inflamatórios como o Amlexanox 5% em forma de película, para aplicar diretamente sobre a afta também é uma boa opção. Além disso, aplicar o ácido hialurônico 0,2% reduz imediatamente a dor.

ibuprofeno, nimesulida, diclofenac…

Algumas possíveis causas para o aparecimento da lesão podem ser: alimentos mais condimentados, frutas cítricas/ácidas, estresse, mudanças hormonais nos ciclos da mulher, traumas mecânicos por pontas pontiagudas, escovas dentais, queimaduras por alimentos sólidos ou líquidos, predisposição genética familiar, refluxos ...

O recomendado é fazer um bochecho ou gargarejo de bicarbonato diluído em água. Dessa forma, o bicarbonato será um ótimo remédio caseiro para afta, pois irá atuar na neutralização da acidez da mucosa da boca. Esse é um dos fatores que contribuem para o aparecimento da afta e das cáries.

As aftas são pequenas úlceras que crescem a partir de uma infecção bacteriana e podem ocorrer sob a língua, dentro das bochechas ou lábios e na base das gengivas. Não é uma inflamação contagiosa, portanto não é transmitida de uma pessoa para outra.

A odontologista Vivian Farfel afirma que as aftas pequenas geralmente não precisam de tratamento e desaparecerem em até 15 dias. Contudo, se houver muita dor é indicado fazer bochechos com medicamentos anti-inflamatórios e analgésicos, assim como à aplicação de pomadas para uso oral com analgésicos.

Apesar de as profissionais desconhecerem comprovações científicas sobre a ação da cousa na prevenção de aftas, Vanessa indica o suco. “A couve tem ação anti-inflamatória, então realmente é indicada para quem tem aftas recorrentes”.