O que muda após a vasectomia?

Perguntado por: ecavalcante . Última atualização: 9 de agosto de 2023
4.1 / 5 20 votos

A vasectomia torna o homem estéril, mas não interfere na produção de hormônios masculinos nem em seu desempenho sexual. O corte do canal impede apenas a chegada dos espermatozóides até a uretra. O líquido produzido na próstata e na vesícula seminal continua sendo eliminado normalmente durante a ejaculação.

Realizar uma Vasectomia não tem efeitos negativos na função sexual, nomeadamente quanto à capacidade de erecção, líbido ou aspecto e quantidade de sémen expelido.

No pós-operatório é indicado evitar grandes esforços ou atividades físicas; O médico pode indicar também aplicação de gelo no local operado, para evitar inchaço ou inflamação; Anti-inflamatórios, antibióticos e analgésicos podem ser receitados durante a recuperação.

Não causa dor, no máximo, em alguns casos, um breve desconforto; Métodos contraceptivo dos mais seguros, para casais que não desejam ter filhos; Não interfere na capacidade de ereção; Menos complicações em relação ao procedimento de laqueação das trompas na mulher.

A reversão da vasectomia é feita a partir de uma cirurgia minuciosa e delicada. Os ductos cortados durante a esterilização são religados. Os canais que são modificados durante o procedimento são muito pequenos, por isso a cirurgia requer o uso de microscópio cirúrgico e material de microcirurgia.

A vasectomia torna o homem estéril, mas não interfere na produção de hormônios masculinos nem em seu desempenho sexual. O corte do canal impede apenas a chegada dos espermatozóides até a uretra. O líquido produzido na próstata e na vesícula seminal continua sendo eliminado normalmente durante a ejaculação.

Sim! O sonho da maternidade e paternidade é possível de ser alcançado para casais onde o homem passou por cirurgia de vasectomia. A reversão é uma boa opção para estes casos. Todo homem pode realizar a cirurgia de reversão da vasectomia, independente do tempo vasectomizado.

A vasectomia dura por muitos anos, sendo um procedimento sem prazo de validade. Após o procedimento o paciente é submetido a uma exame de espermograma para avaliar o sucesso da cirurgia. Em casos raros o paciente pode apresentar recanalização espontânea, que significa a ineficiência do procedimento anos depois.

É necessário realizar a tricotomia (depilação da região a ser operada). Você mesmo pode realizá-la em casa, com lâmina de barbear convencional. A área a ser depilada compreende toda a região genital, coxas e abdome (até umbigo).

A cirurgia sem internação leva cerca de vinte minutos e não causa impotência. A média de preços praticada no mercado é de R$ 1 mil a R$ 3 mil. O valor vai depender do médico e do hospital escolhido.

Apesar de existir a possibilidade de fazer uma reversão da vasectomia, ela não é indicada em todos os casos. Por isso, o ideal é encarar o procedimento como um método irreversível e tomar essa decisão apenas após refletir e tirar todas as dúvidas sobre o assunto.

O maior medo – A Vasectomia é um método bastante usado para evitar a gravidez, porém muitos homens temem que a cirurgia afete a vida sexual, causando problemas de ereção ou baixa libido.