Precisa ter medo de endoscopia?

Perguntado por: lteles . Última atualização: 9 de agosto de 2023
4.1 / 5 11 votos

Para a realização da Endoscopia, é necessário que o paciente esteja sedado, assim o endoscópio pode ser introduzido sem resistência e não causando desconforto. Trata-se de um procedimento seguro e que dispensa preocupações!

E para evitar a ansiedade ou desconforto do paciente, é feita enquanto ele está sedado. Ou seja, o procedimento é totalmente indolor. Apesar de simples, é preciso um certo preparo para o procedimento. O paciente precisa estar em jejum e sem beber água por pelo menos oito horas antes do exame.

Para algumas pessoas, a endoscopia ainda é estigmatizada e até mesmo assustadora. Mas atualmente, não há motivo para ter medo, pois o procedimento é extremamente seguro. Apesar de ser um exame invasivo, a endoscopia é realizada com muitos cuidados e usualmente não ocasiona qualquer dor ou desconforto para o paciente.

- Sedação moderada/analgesia ou sedação consciente: Método em que se utiliza uma medicação endovenosa que irá tranquilizá-lo e fazê-lo relaxar. É o método mais utilizado no Brasil para a realização de procedimentos endoscópicos.

Esse medo gera ansiedade, que pode prejudicar a realização do exame. A sedação, o fato de o aparelho filmar o estômago, a recuperação e os riscos são os receios mais comuns.

Todo processo é feito de maneira muito tranquila segura e para certificar-se que o paciente não irá traumatizar a cavidade oral, é colocado um protetor na boca até a conclusão da endoscopia. Além disso, a oxigenação e a frequência cardíaca são monitoradas durante todo o exame.

O estômago precisa estar completamente vazio, do contrário não será possível visualizar os órgãos.

O tipo de anestesia feita para endoscopia é a sedação profunda. A sedação vai agir na consciência e no estado de sono e vigília. Ao ser aplicada na veia, a medicação age no organismo de forma a produzir duas reações: Sono profundo: o paciente adormece “como uma pedra” e não acorda nem se for chamado ou estimulado.

Embora a realização desse exame geralmente seja bem segura e os riscos sejam mínimos, pode acontecer algumas complicações, como por exemplo:

  • Perfuração gastrointestinal;
  • Hemorragia no local da biópsia;
  • Desconforto na garganta;
  • Dores abdominais severas;
  • Febre;
  • Fezes negras;
  • Dificuldade de deglutir.

A endoscopia digestiva alta é, globalmente, um exame rápido que tipicamente não excede os 5 minutos. No entanto, pode demorar mais se for necessário realizar algum tratamento e/ou ato terapêutico. Se optar por fazer o exame sob sedação, tem sempre que ter em conta que o tempo de recobro após o exame é de 30-45 minutos.

A dosagem da sedação para endoscopia é calculada para durar o tempo do procedimento, mas o efeito da anestesia pode durar até 12 horas no organismo. Por isso, é recomendado permanecer em repouso pelo resto do dia, não dirigir, não operar máquinas ou subir em lugares altos.

Como nosso estômago e pâncreas estão localizados no lado esquerdo, dormir do mesmo lado permite que eles se pendurem naturalmente e funcionem melhor. O estômago estará mais abaixo do canal alimentar, que conecta o estômago ao esôfago. Dormir sobre o lado esquerdo evita que o conteúdo do estômago volte para o esôfago.