Qual Exame de sangue detecta câncer de estômago?

Perguntado por: ivieira . Última atualização: 9 de agosto de 2023
4.2 / 5 8 votos

O diagnóstico de cânceres gastrointestinais — tumores malignos que se desenvolvem no sistema digestivo — pode ser suspeitado por meio de exames físicos e complementares (laboratoriais). Entre os últimos, há diversos exames de sangue, tais como: hemograma completo.

Se na consulta inicial surgirem indícios da doença, baseados no histórico clínico, hábitos de vida e/ou no exame físico da região abdominal, a investigação continua. Para a confirmação diagnóstica e determinação do estadiamento, solicitam-se exames complementares (laboratoriais e de imagem) e biópsias.

Contudo, não é apenas no hemograma que você pode encontrar essa possibilidade. Alguns marcadores tumorais podem ser identificados por meio do exame de sangue. É o caso, por exemplo, do PSA, que está relacionado com o câncer de próstata.

“O hemograma é um exame que avalia a contagem de células sanguíneas e a sua forma, como também a concentração de hemoglobina. As alterações ocorrem quando as células tumorais invadem a medula óssea – nossa “fábrica” de células sanguíneas – promovendo diminuição da produção das mesmas”, o Dr. Bellesso explica.

Ressonância magnética
Exame de imagem usado para detectar câncer em várias partes do corpo, incluindo o cérebro, a medula espinhal e os ossos. Durante o exame, um campo magnético é usado para criar imagens precisas.

Alguns pacientes com câncer de estômago têm problemas com náuseas, diarreia, sudorese e rubor após comer (síndrome de dumping). Quando parte ou todo o estômago é removido, o alimento digerido passa rapidamente para o intestino, provocando esses sintomas após a ingestão. Esses sintomas geralmente melhoram com o tempo.

Fique atento aos indícios do câncer de estômago
Como seus sintomas são inespecíficos, podem ser facilmente confundidos com os de gastrite ou úlcera. Logo, é preciso procurar um médico especializado assim que os sinais se tornam persistentes, para que seja realizada uma investigação mais precisa.

Febre ou sintomas inespecíficos que não melhoram. Dores de cabeça frequentes, muitas vezes com vômitos. Alterações na visão ou mudanças repentinas de comportamento. Perda de apetite ou perda de peso não planejada.

A hemoglobina, as plaquetas e se há presença dos blastos. Caso o resultado do hemograma indique que o nível de hemoglobina está baixo (menor que 12g/dl), plaquetas baixas (menor que 100.000/mm³) e mais de 20% de blastos, há uma grande probabilidade de ser uma leucemia aguda.

Diagnóstico: pode ser feito através do rastreamento que inclui exames como a pesquisa de sangue oculto nas fezes, a colonografia e a colonoscopia. O rastreamento está indicado para toda a população a partir dos 45 anos ou mais precocemente em pessoas com parentes de primeiro grau com história de câncer de intestino.

PSA: entenda o exame de sangue que pode detectar o câncer de próstata. O PSA é um teste feito a partir da coleta de amostra de sangue do paciente. É utilizado principalmente para rastrear o câncer de próstata, condição muito comum e uma causa frequente de morte por câncer nos homens.

Que doenças o hemograma pode detectar? O hemograma pode ajudar a detectar doenças como anemia, alguns tipos de câncer como leucemia, infecções e inflamações, problemas no sistema imunológico, entre outras.

Não existe nenhum exame de sangue para detectar câncer no corpo inteiro. O que existe, além do hemograma completo, são exames de sangue específicos, que ajudam no rastreamento de determinados tipos de neoplasias.

Os exames laboratoriais para intestino são: Coprocultura: exame bacteriológico das fezes para diagnosticar infecções bacterianas; Sangue oculto: exame que avalia se há sangue nas fezes, sintoma que pode ser indicativo de diversas doenças como úlceras, colite, câncer, entre outros.