Quem faz bariátrica tem direito a silicone?

Perguntado por: amoura . Última atualização: 9 de agosto de 2023
4.9 / 5 20 votos

A colocação de silicone nas mamas após a realização de cirurgia bariátrica é um direito da paciente e um mero desdobramento do procedimento cirúrgico anterior, devendo ser custeado pelos planos de saúde como afirma o advogado especialista em plano de saúde, Elton Fernandes, também professor de Direito.

OS PACIENTES SUBMETIDOS A CIRURGIA BARIÁTRICA PODERÃO TER ACESSO GRATUITO A PROCEDIMENTOS ESTÉTICOS REPARATÓRIOS PELO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE.

Atualmente, não há mais o direito legal de descontos em bares e restaurantes para pacientes que realizaram a cirurgia bariátrica. A lei que previa esse benefício em algumas cidades foi anulada pelo Tribunal de Justiça de São Paulo em maio de 2021.

  • Quando fazer as cirurgias reparadoras pós-bariátrica. ...
  • Abdominoplastia. ...
  • Mamoplastia.
  • Lifting dos braços ou das coxas. ...
  • Cirurgia de contorno corporal. ...
  • Lifting facial e blefaroplastia.

É necessário estar completamente recuperada e aguardar um intervalo mínimo de 3 a 6 meses para que o organismo se recupere e possa passar por outra cirurgia. Se você deseja realizar uma cirurgia plástica reparadora pós-bariátrica, entre em contato.

As cirurgias plásticas devem ser feitas quando o objetivo da perda de peso estipulada pelo seu cirurgião bariátrico for atingido ou quando ocorreu a estabilização do peso. Ainda assim, o cirurgião plástico deve selecionar os pacientes que estejam com IMC abaixo de 30; acima de 30, somente se houverem razões fortes.

É possível colocar silicone pelo SUS, mas somente quando a cirurgia é reparadora, ou seja, em casos onde a retirada dos seios devido ao câncer, traumas ou acidentes. Isso significa que, em casos estéticos, raramente é possível colocar a prótese pelo Sistema Único de Saúde.

Além de conter as informações sobre o paciente, a carteirinha de identificação do paciente bariátrico também traz detalhes sobre a realização da cirurgia e outros dados importantes, e também pode conceder alguns benefícios que facilitam sua vida.

Os restaurantes ficam obrigados a conceder desconto de 30% a 50% no valor integral da refeição para clientes que comprovarem através da apresentação da carteira de identificação do paciente bariátrico concedida pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica ou de um atestado médico, que passaram por procedimento ...

Efeitos colaterais após a cirurgia
O sangramento gastrointestinal também pode acontecer, assim como reconstrução incorreta da alça de Roux no caso do by-pass, além de obstrução intestinal, diarreia, vômitos, infecções e estenoses (estreitamento de um canal, pode acontecer em artérias, por exemplo).

Ele atua como uma espécie de isolante térmico. Com a perda de gordura após a gastroplastia, é como se a pessoa estivesse com menos proteção. E com isso, a sensação de frio é muito maior a que tinha antes de emagrecer.

Outra cirurgia plástica que pode ser indicada após a bariátrica é a lipoaspiração. Essa técnica visa a remoção de depósitos de gordura localizada, não sendo um procedimento indicado para emagrecer, mas sim contribuir no contorno corporal.

A perda média total é de ± 70 % do excesso de peso, embora sejam freqüentes relatos de perda de 90% a 100%. Nos seis primeiros meses, a perda costuma alcançar ± 40%, com o restante sendo perdido em até dois anos, podendo diminuir um pouco mais até o quarto ano após o procedimento.

Cicatriz da cirurgia bariátrica
Como a maioria das cirurgias de obesidade atualmente são feitas por laparoscopia, ou seja, através de pequenos orifícios no abdome, não há nenhum cuidado especial com a cicatriz.