Qual é a origem da palavra sarampo?

Perguntado por: amodesto . Última atualização: 20 de agosto de 2023
4 / 5 3 votos

Muitos de nós já tivemos sarampo. Pois saiba que o nome original da doença é "sarampão". É possível que o povo tenha confundido a terminação da palavra com o sufixo "-ão", de aumentativo, e, considerando-o desnecessário, feito o seu talho. A esse processo chamamos derivação regressiva.

Origem etimológica:latim medieval sirimpio, -onis, bolha de sarampo, talvez alteração do latim *sinapio, -onis, de sinapi, -is, mostarda.

Sarampo: sintomas, transmissão, como prevenir e tratar a doença - 24/07/2019 - UOL VivaBem.

Sarampo é uma doença infecciosa grave, causada por um vírus, que pode levar à morte. Sua transmissão ocorre quando o doente tosse, fala, espirra ou respira próximo de outras pessoas. A maneira mais efetiva de evitar o sarampo é por meio da vacinação.

A primeira descrição reconhecível do sarampo é atribuída ao médico árabe Ibn Razi (860-932) (conhecido como Rhazes na Europa). O vírus foi isolado apenas em 1954, e a vacina foi desenvolvida em 1963. Em 2007 e 2011 ocorreram surtos por vários países da Europa, em Israel e no Canadá.

O sarampo é uma doença infecto-contagiosa causada por um vírus chamado Morbillivirus. A enfermidade é uma das principais responsáveis pela mortalidade infantil em países do Terceiro Mundo. No Brasil, graças às sucessivas campanhas de vacinação e programas de vigilância epidemiológica, a mortalidade não chega a 0,5%.

Especialistas acreditam que doença tenha surgido nos grandes centros urbanos por volta do século 4 a.C. O pulmão de uma menina de 2 anos de idade sugere que o vírus do sarampo surgiu 1500 anos do que se imaginava, segundo um artigo divulgado no periódico científico bioRxiv.

Tosse, coriza, injeção conjuntival e febre. Após poucos dias da contaminação aparece o típico exantema (erupções avermelhadas na pele) do sarampo, que iniciam no tronco. O exantema não coça e dura pouco mais que uma semana.

O sarampo é uma doença transmissível aguda, grave e extremamente contagiosa, causada por um RNA vírus, da família Paramyxoviridae, que apresenta tropismo pelas vias aéreas superiores, cujo reservatório e fonte de infecção é o homem.

Geralmente de 10 dias (variando de 7 a 18 dias), desde a data da exposição até o aparecimento da febre, e cerca de 14 dias até o início do exantema. Pacientes transmitem a doença de 4 a 6 dias antes do aparecimento do exantema a 4 a 6 dias após o seu surgimento. A suscetibilidade ao vírus do sarampo é geral.