Como a sinusite aparece na tomografia?

Perguntado por: amoraes . Última atualização: 20 de agosto de 2023
4.7 / 5 5 votos

Na sinusite aguda, comumente apresenta-se na TC com o acúmulo de secreção formando nível hidroaéreo nas cavidades e o espessamento mucoso, podendo vir associado a presença de cistos e/ou pólipos.

A tomografia computadorizada (TC) dos seios da face ou seios paranasais é um exame por imagem que serve para auxiliar o médico no diagnóstico de várias patologias (doenças) como a sinusite, rinite, desvio do septo nasal (do nariz), entre outras.

O raio-x dos seios da face é o exame mais adequado para diagnosticar um quadro de sinusite ou de rinossinusite. A técnica identifica mesmo inflamações profundas ou obstruções físicas que dificilmente seriam percebidas por outros meios.

"O diagnóstico é basicamente clínico e fechado com base na avaliação otorrinolaringológica, na identificação de, pelo menos, dois sintomas da rinossinusite e na história de infecção respiratória persistente por mais de cinco dias ou agravada depois de dez dias.

Partes moles como gordura, líquidos e órgãos são mostrados em tons de cinza claro. Delimitações dessas partes ou planos de gordura aparecem ligeiramente mais escuros. Gases aparecem em preto.

Quando a sinusite é grave? A sinusite pode ser considerada grave quando apresenta sintomas intensos e/ou prolongados, como dor facial ou de cabeça intensa, febre alta, inchaço ou vermelhidão ao redor dos olhos, secreção nasal espessa, persistente e amarelada ou purulenta, ou sintomas neurológicos.

Raio-x: é um dos exames para sinusite e rinite mais indicados. Pelas imagens, o médico consegue identificar inflamações profundas ou obstruções físicas que podem estar contribuindo para o quadro. – Teste de alergia: dentre os exames para sinusite e rinite, o teste de alergia é específico para rinite alérgica.

Sinusite aguda:
Costuma ocorrer dor de cabeça na área do seio da face mais comprometido (seio frontal, maxilar, etmoidal e esfenoidal). A dor pode ser forte, em pontada, pulsátil ou sensação de pressão ou peso na cabeça.

Ressonância Magnética
Com ela, é possível obter imagens nítidas dos ossos dos seios nasais e avaliar possíveis complicações causadas pela sinusite. Também é possível verificar a existência de tumores e nódulos na região. Assim como na tomografia, pode haver a necessidade do uso de contraste no exame.

Como apontado, a sinusite é descrita como a inflamação dos seios da face, causando inchaço, dor e outros sintomas, sentidos principalmente ao redor das narinas, testa e maçãs do rosto. Ela pode ser causada por fatores ambientais ou patógenos diversos.

É geralmente noturna e aumenta de intensidade quando a pessoa se deita porque a secreção escorre pela parte posterior das fossas nasais e irrita as vias aéreas disparando o mecanismo de tosse.

Secreção nasal: na sinusite bacteriana, a secreção costuma ser mais espessa e esverdeada ou amarelada, enquanto na viral é mais clara e aquosa.

O ibuprofeno e a nimesulida também podem ser prescritos com o intuito de tratar a inflamação das vias aéreas superiores e aliviar dores (na face, na garganta ou dores de cabeça).

Com isso, é possível enxergar em cores diferentes a estrutura do nosso corpo: ossos aparecem em branco, líquidos e gases ficam pretos e tecidos aparecem em cinza – mais escuro ou mais claro, a depender de sua densidade.

Gliose ou microangiopatia são os termos usados para descrever as pequenas manchas brancas na substância branca do nosso cérebro, que podem ocorrer em alguns indivíduos, sobretudo naqueles com histórico de doenças crônicas, como doença renal, hipertensão, diabetes, doenças cardíacas, ou aqueles que tenham sido ...