O que é melhor para sinusite corticoide ou antibiótico?

Perguntado por: ualvim . Última atualização: 20 de agosto de 2023
4.3 / 5 5 votos

Os grandes protagonistas dos tratamentos para a sinusite bacteriana são os antibióticos, que são os responsáveis por acabar com todas as bactérias causadoras da crise. O uso desses medicamentos é restrito ao tipo sinusite bacteriana, se esse não for o caso são os corticoides orais os principais medicamentos.

Analgésicos com paracetamol e anti-inflamatórios como o ibuprofeno auxiliam a aliviar as dores de cabeça e de garganta, comuns durante as crises de sinusite.

O tratamento da infecção bacteriana suspeita é com antibióticos, como amoxicilina/clavulanato ou doxiciclina, administrados por 5 a 7 dias para sinusites agudas e por até 6 semanas para sinusites crônicas.

Uma opção para melhorar esses sintomas pode ser lavando as narinas com soro fisiológico ou spray nasal. Porém, em vez de recorrer à farmácia toda vez, existem algumas receitas de remédios caseiro para sinusite que podem ajudar bastante.

Corticosteroides: Os corticosteroides são frequentemente prescritos para aliviar a inflamação associada à sinusite. Eles podem ser administrados como um spray nasal ou como um comprimido. Os corticosteroides mais comuns incluem fluticasona, mometasona e prednisona.

A solução salina pode ser preparada em casa. Para cada litro d'água fervida, acrescente uma colher de chá (09 gramas) de açúcar e outra de sal. Espere esfriar antes de pingá-la no nariz; inalações com solução salina, soro fisiológico ou vapor de água quente ajudam a eliminar as secreções; Evite o ar condicionado.

Sintomas da sinusite bacteriana:
Os sintomas da sinusite bacteriana incluem dor facial, dor de cabeça, congestão nasal, secreção nasal amarelada ou esverdeada, dor de dente, febre e mau hálito. Os sintomas podem ser semelhantes aos da sinusite viral, mas geralmente duram mais tempo e são mais graves.

Corticoides intranasais
Eles apresentam uma potente ação anti-inflamatória a fim de diminuir a irritação do nariz, reduzindo a produção de secreção e aliviando a obstrução nasal comum no quadro de sinusite.

O antibiótico é efetivo para o tratamento da RSAB em pacientes com piora após uma melhora inicial do quadro clínico, pacientes com sintomas intensos (febre maior que 37,8OC e dor intensa em face) e pacientes imunocomprometidos38(D).

Quando a sinusite é grave? A sinusite pode ser considerada grave quando apresenta sintomas intensos e/ou prolongados, como dor facial ou de cabeça intensa, febre alta, inchaço ou vermelhidão ao redor dos olhos, secreção nasal espessa, persistente e amarelada ou purulenta, ou sintomas neurológicos.

Preferir alimentos e bebidas quentes pode facilitar a remoção do catarro e aliviar a tosse da sinusite, assim como os demais sintomas da doença. Além de servirem para inalação de vapores, a temperatura morna ajuda a diluir o muco e reduzir o desconforto causado pela inflamação.