Estou no sétimo dia de dengue?

Perguntado por: rpadilha . Última atualização: 20 de agosto de 2023
4.5 / 5 4 votos

O sétimo dia da dengue é considerado um ponto-chave para a avaliação do comportamento da doença em cada pessoa, já que é nesta fase que acontecem as modificações para a evolução da doença. Isso significa que a partir daí ou o paciente melhora ou ocorre um agravamento do quadro de saúde.

Num período de 3 a 7 dias, a temperatura começa a cair e os sintomas geralmente regridem, mas pode persistir um quadro de prostração e fraqueza durante algumas semanas. Nas crianças, o sintoma inicial também é a febre alta acompanhada apatia, sonolência, recusa da alimentação, vômitos e diarreia.

Com duração média entre 7 e 10 dias, a dengue pode apresentar três fases até a recuperação total do paciente. A fase inicial é aquela na qual aparecem os primeiros sintomas da dengue, com duração de até três dias.

A infecção pelo vírus da dengue é constituída de três fases: (1) a fase febril, (2) a fase crítica, e (3) a fase de recuperação. Todo o curso da doença tem duração de 7 a 10 dias, com cada fase durando cerca de 2 a 3 dias.

Normalmente, a primeira manifestação da dengue é a febre alta (39° a 40°C), de início abrupto, que geralmente dura de 2 a 7 dias, acompanhada de dor de cabeça, dores no corpo e articulações, além de prostração, fraqueza, dor atrás dos olhos, erupção e coceira na pele.

Fase de Recuperação
A terceira e última fase é a de recuperação. Nesta fase, ainda podem aparecer manchas vermelhas na pele, porém, é a partir desse momento que o paciente começa a melhorar.

Algumas pessoas demoram meses para se recuperar. Muita gente não sabe, mas os sintomas da dengue podem durar um, dois, três, vários meses depois que o paciente já recebeu o diagnóstico de cura. Algumas pessoas sentem mais, outras menos, mas essa sensação de fraqueza e indisposição pode persistir.

Na maioria dos casos, os sintomas da dengue duram até dez dias. Mas a fraqueza e mal-estar podem permanecer por algumas semanas.

A fase crítica tem início com o declínio da febre (período de defervescência), entre o 3° e o 7° dia do início de sintomas. Os sinais de alarme, quando presentes, ocorrem nessa fase. A maioria deles é resultante do aumento da permeabilidade capilar.

Esses sintomas aparecem entre três a sete dias após a picada do mosquito.

Fraqueza, desidratação e dores nas costas, fundo dos olhos e nas articulações. Febre alta, calafrios, enjoos, diarreia, falta de apetite e dores no abdome.