Como são as manchas na pele da dengue?

Perguntado por: omendes . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.7 / 5 7 votos

As manchas também podem coalescer, ou seja, se juntar, formando imagens parecidas com mapas geográficos na pele. Outra característica comum dessas manchas é que elas somem momentaneamente quando pressionamos a região com o dedo.

O aparecimento de manchas vermelhas na pele, sangramentos (nariz, gengivas), dor abdominal intensa e contínua e vômitos persistentes podem indicar a evolução para dengue hemorrágica.

No caso da dengue, os primeiros sintomas apresentados são febre alta e mal-estar geral, que surgem cerca de três dias após a picada do mosquito Aedes aegypti. Também são sintomas da doença manchas avermelhadas pelo corpo, exantema, coceira leve, dor no corpo, dor de cabeça.

Normalmente, a primeira manifestação da dengue é a febre alta (39° a 40°C), de início abrupto, que geralmente dura de 2 a 7 dias, acompanhada de dor de cabeça, dores no corpo e articulações, além de prostração, fraqueza, dor atrás dos olhos, erupção e coceira na pele.

A Dengue e Chikungunya têm sintomas e sinais parecidos, enquanto a Dengue se destaca pelas dores nos corpo, a Chikungunya se destaca por dores e inchaço nas articulações. A Zika se destaca por uma febre mais baixa (ou ausência de febre), muitas manchas na pele a coceira no corpo.

Rash da dengue
O rash é um sinal que ocorre em mais da metade dos pacientes, geralmente após o 3º dia de febre. As manchas na pele são tipicamente avermelhadas, planas e distribuídas por tronco e membros.

O sétimo dia da dengue é considerado um ponto-chave para a avaliação do comportamento da doença em cada pessoa, já que é nesta fase que acontecem as modificações para a evolução da doença. Isso significa que a partir daí ou o paciente melhora ou ocorre um agravamento do quadro de saúde.

A orientação para quem foi diagnosticado com a infecção é repousar, ingerir bastante líquido e não tomar medicamentos por conta própria, pois alguns deles podem tornar o quadro ainda mais perigoso.

Varia de 3 a 15 dias, sendo, em média, de 5 a 6 dias. A transmissão ocorre enquanto houver presença de vírus no sangue do homem (período de viremia). Este período começa um dia antes do aparecimento da febre e vai até o 6º dia da doença.

Até o momento, não existe tratamento específico para a dengue. Por isso, nos casos leves, a orientação é: Repouso enquanto durar a febre; Hidratação oral (com água, soro caseiro, água de coco etc.)

Esses sintomas aparecem entre três a sete dias após a picada do mosquito.

A infecção pelo vírus da dengue é constituída de três fases: (1) a fase febril, (2) a fase crítica, e (3) a fase de recuperação. Todo o curso da doença tem duração de 7 a 10 dias, com cada fase durando cerca de 2 a 3 dias.

A forma clássica da doença tem uma duração aproximada de 5 a 7 dias. Com o desaparecimento da febre, há regressão dos sinais e sintomas, podendo ainda persistir a fadiga por alguns dias. Porém, existem formas mais graves da dengue, levando à hospitalização e, consequentemente, aumentando o tempo da doença.

Os pacientes que passam por atendimento na rede municipal de saúde de Itajaí com suspeita de Dengue, fazem uma coleta de sangue para a realização de hemograma, caso o médico julgue necessário, e outra coleta de sangue obrigatoriamente precisa ser realizada. É a sorologia, que detecta a Dengue.

A dengue pode variar desde uma doença assintomática (ou seja, sem manifestação de sintomas), até quadros graves com hemorragia e choque, podendo causar morte.

O teste é indicado para pessoas com sintomas sugestivos de dengue entre 3 a 10 dias. A coleta de uma gota de sangue detecta todos os quatro tipos de vírus circulantes no Brasil. A compra do teste pelo site ou App Panvel garante a realização do serviço, que deverá ser feito presencialmente em uma das lojas credenciadas.