Quem tá com dengue tem que tomar quantos litros de água?

Perguntado por: lramos7 . Última atualização: 11 de julho de 2023
4.8 / 5 8 votos

De acordo com a médica, a quantidade de líquido pode variar, o mínimo é de dois litros por dia. “É importante frisar que esta quantidade de liquido é para no máximo nas primeiras 48 horas do início da febre, após isto o paciente deve ser reavaliado, podendo chegar a oito litros por dia”.

Se o médico observa no hospital que o paciente não vai conseguir beber a quantidade adequada de água por algum motivo, ele deve colocar o soro fisiológico imediatamente para ajudar e evitar a desidratação.

Como é o tratamento para dengue?

  1. Repouso enquanto durar a febre;
  2. Hidratação oral (com água, soro caseiro, água de coco etc.) ou venosa, se for necessária;
  3. Uso de paracetamol ou dipirona para alívio da dor e da febre;
  4. Não utilizar ácido acetilsalicílico.

A desidratação quase sempre está presente nos casos de dengue, sendo percebida através de sinais e sintomas, como cansaço extremo, fraqueza, sede, entre outros, precisando de muita atenção, pois é necessário combate-la imediatamente através da administração de líquidos, como reidratantes oral (ingestão de líquidos pela ...

O sétimo dia da dengue é considerado um ponto-chave para a avaliação do comportamento da doença em cada pessoa, já que é nesta fase que acontecem as modificações para a evolução da doença. Isso significa que a partir daí ou o paciente melhora ou ocorre um agravamento do quadro de saúde.

Logo que sentir os primeiros sintomas da dengue, como febre alta e dores no corpo, devem beber muita água, bem mais do que a quantidade de rotina. Pode ser todo tipo de líquido, como suco, chá, soro caseiro. Só há uma exceção: bebidas alcoólicas.

Varia de 3 a 15 dias, sendo, em média, de 5 a 6 dias. A transmissão ocorre enquanto houver presença de vírus no sangue do homem (período de viremia). Este período começa um dia antes do aparecimento da febre e vai até o 6º dia da doença.

Portanto, evite consumir ABRICÓ, AMEIXA FRESCA, AMÊNDOA, AMORA, BATATA, CEREJA, GROSELHA, LIMÃO, MAÇÃ, MELÃO, MORANGO, NECTARINA, NOZES, PASSA, PEPINO, PÊSSEGO, PIMENTA, TANGERINA, TOMATE e UVA. Os alimentos que têm ação antitrombótica são: ALHO, CEBOLA, GENGIBRE.

A orientação para quem foi diagnosticado com a infecção é repousar, ingerir bastante líquido e não tomar medicamentos por conta própria, pois alguns deles podem tornar o quadro ainda mais perigoso.

O que a maior parte das pessoas não sabe é que essas doenças podem provocar sequelas. Se a dengue não for tratada corretamente, ela pode causar hepatite ou insuficiência hepática aguda, comprometendo gravemente o funcionamento do órgão. E o corpo costuma dar sinais de que isso está acontecendo.

Normalmente, a primeira manifestação da dengue é a febre alta (39° a 40°C), de início abrupto, que geralmente dura de 2 a 7 dias, acompanhada de dor de cabeça, dores no corpo e articulações, além de prostração, fraqueza, dor atrás dos olhos, erupção e coceira na pele. Perda de peso, náuseas e vômitos são comuns.

Não há tratamento específico. O que se faz é aliviar os sintomas e tentar evitar as formas graves, sempre de acordo com avaliação do profissional de saúde. As orientações para quem está infectado são: fazer repouso, ingerir bastante líquido e nunca tomar medicamentos por conta própria.

A forma clássica da doença tem uma duração aproximada de 5 a 7 dias. Com o desaparecimento da febre, há regressão dos sinais e sintomas, podendo ainda persistir a fadiga por alguns dias. Porém, existem formas mais graves da dengue, levando à hospitalização e, consequentemente, aumentando o tempo da doença.

O vírus da dengue continua a se multiplicar dentro das células sangüíneas e atinge a medula óssea, onde compromete a produção de plaquetas, que são fundamentais para os processos de coagulação. Nem todas as pessoas picadas por um mosquito infectado com o vírus da dengue manifestam a doença.

Dengue: febre alta, dor no corpo, atrás dos olhos, fraqueza e vômitos; Chikungunya: dores e inchaços nas articulações dos pés, mãos, tornozelos e pulsos; Zika: manchas na pele, coceira, febre leves, dores musculares ou nas articulações.