Qual a hora que o mosquito da dengue ataca?

Perguntado por: dribeiro . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.9 / 5 3 votos

O mosquito pica principalmente durante o dia, mas se tiver oportunidade também vai picar a noite. É verdade que apenas a fêmea pica? Sim. Ela necessita do sangue em seu organismo para amadurecer seus ovos e assim dar sequência no seu ciclo de vida.

Segundo um estudo feito por pesquisadores que atuam na Universidade de Washington, nos Estados Unidos, o mosquito Aedes aegypti é mais atraído por cores específicas, como vermelho, laranja, ciano e preto. Os mosquitos combinam a visão com o olfato para voar em direção aos seus alvos.

Os primeiros sinais aparecem de quatro a dez dias depois da picada do mosquito infectado. A doença começa bruscamente e se assemelha a uma síndrome gripal grave. O vírus é transmitido pela picada do mosquito da espécie Aedes que também é responsável pela transmissão da Chikungunya, Febre Amarela e Zika.

Normalmente, o primeiro sintoma da dengue é a febre alta (39° a 40°C) de início repentino, que geralmente dura de 2 a 7 dias, acompanhada de dor de cabeça, dores no corpo e articulações, prostração, fraqueza, dor atrás dos olhos e erupções cutâneas.

Segundo Mauro, dentro de uma residência uma fêmea é capaz de picar até cinco pessoas e esse “ataque” pode acontecer em qualquer horário do dia. “Antes acreditava-se que as picadas só aconteciam no início do dia ou no fim da tarde, mas isso não funciona assim. O mosquito pica durante todo tempo”, explicou.

Se a água estiver bem tratada e com a concentração recomendada de cloro, o mosquito não se desenvolve. Já foi comprovado que a água com cloro e a água salgada funcionam como repelentes. Caso contrário, o mosquito pode se desenvolver sim.

O mosquito da dengue voa baixo, em média 1,20 metro de altura. Como ele pica principalmente do joelho até os pés, é importante passar bastante repelente nesta área do corpo nos horários em que mais ataca.

Na fase crítica da dengue (entre o terceiro e o sexto dia após o início dos sintomas), podem surgir manifestações clínicas (sinais de alarme) correspondentes a uma complicação da doença potencialmente letal chamada dengue grave (conhecida anteriormente como dengue hemorrágica), que aparecem devido ao aumento da ...

Se apresentar os sintomas, a orientação é buscar atendimento médico para realizar a avaliação, diagnóstico e tratamento correto. Os profissionais que podem diagnosticar são o médico infectologista e o clínico geral. A automedicação deve ser evitada, pois pode agravar a situação.

O doente pode apresentar sintomas como febre, dor de cabeça, dores pelo corpo, náuseas ou até mesmo não apresentar qualquer sintoma.

O vírus da dengue continua a se multiplicar dentro das células sangüíneas e atinge a medula óssea, onde compromete a produção de plaquetas, que são fundamentais para os processos de coagulação. Nem todas as pessoas picadas por um mosquito infectado com o vírus da dengue manifestam a doença.